
O que todo mundo quer saber sobre assessoria de imprensa
Assessoria de imprensa: ser entrevistado por jornalistas confere autoridade e credibilidade ao mercado e à...
O planejamento de marketing digital é uma das etapas mais importantes da elaboração de um business plan. O mundo mudou e muito. Os consumidores se tonaram mais informados, exigentes e recebem ofertas o tempo todo pela internet.
Para estruturar sua estratégia de marketing digital, conheça o Unbound Marketing, que tem como foco a experiência do cliente pelas redes sociais.
As pessoas hoje já não querem mais ser impactadas por propagandas convencionais. Elas querem se conectar com empresas que geram conteúdo, que proporcionam experiências e que as fazem se conectar com outras pessoas.
O consumidor atual é consciente e busca informações antes de comprar qualquer coisa. Ciente disso, o especialista em marketing digital Rafael Kiso, considerado um dos maiores profissionais de planejamento estratégico do Brasil, criou uma metodologia que transcende os dois maiores conceitos de estratégia digital do mercado: o outbound e inbound marketing.
Ele mapeou uma estratégia que usa em seus negócios e que vem trazendo resultados para grandes empresas: o Unbound Marketing.
O Unbound Marketing integra Inbound e Outbound para otimizar resultados nas redes sociais, buscando a experiência compartilhada. Ele vai além do tradicional funil de vendas, que inclui apenas as etapas de consciência da marca, envolvimento e compra.
O diferencial da estratégia de Unbound está no fato de levar em consideração o “megafone de vendas”, ou seja, o momento em que o cliente passa a propagar sua marca como um embaixador e recomendar sua marca para outras pessoas a partir das redes sociais.
Dentro do conceito de Unbound Marketing, temos a jornada do consumidor e para cada etapa desta trajetória, aplicamos táticas específicas, incluindo a produção de conteúdos estratégicos, storytelling; entre outras.
A seguir, você vai conhecer as 5 etapas do Unbound Marketing :
Nesta primeira fase, o usuário não precisa saber a fundo o que sua empresa faz ou vende, se seu produto é vantajoso ou não. Precisa saber que ela existe e pode ser interessante para ele. Aqui, a sua empresa precisa identificar qual é o público que tem potencial para se tornar cliente. Além de saber idade, sexo e faixa etária, é importante mapear em detalhes o comportamento do seu consumidor, saber quais mídias ele usa para se informar, a que horas ele está propenso a receber informações sobre a sua marca, quais são os influencers que ele gosta de seguir, etc.
Existem diversas maneiras de realizar o trabalho de outbound marketing. A mais tradicional é a partir da publicidade e propaganda convencionais (outdoors, propagandas em rádio e TV, flyers, banners de sites). No entanto, isso tem migrado cada vez mais para o digital, onde o trabalho é feito em peso a partir de plataformas de mídia paga, como Google Adwords, Facebook Ads e outras tantas redes sociais.
A estratégia de Outbound Marketing é primordial para o sucesso do seu negócio, uma vez que os resultados são mais rápidos, a abordagem é direta e especializada, o Retorno sobre o Investimento é maior, a mensuração dos seus resultados é mais eficaz – a análise dos dados qualitativos e quantitativos poderá lhe dizer quais serão as melhores ações a serem tomadas – e o contato na ponta é certeiro.
O usuário encontra conteúdos que melhoram sua percepção sobre a marca para que eles queiram, naturalmente, se relacionar com ela. Uma vez navegando em seus canais digitais, o usuário se torna um lead. O Inbound não tem foco apenas em vendas e sim, na educação e nutrição do futuro cliente, com conteúdos ricos e segmentados. Essa estratégia traz interações iniciais e experiências ao cliente, fazendo com que ele se interesse cada vez mais em conhecer e confiar na marca.
Hoje, a estratégia do Inbound tem como ferramentas principais o SEO e o Marketing de Conteúdo. As técnicas de SEO otimizam os mecanismos de busca do Google e a sua empresa passa a ser rankeada e encontrada mais facilmente pelo seu público-alvo. Da mesma forma, o marketing de conteúdo atrai clientes de maneira passiva para seu site, a fim de converter suas vendas.
Hoje, as ferramentas mais utilizadas no trabalho do Inbound Marketing são a nutrição e o encantamento do cliente a partir de conteúdos de blogs, e-books, newsletters e landing pages.
Nesta fase, o Outbound e o Inbound trabalham juntos para converter o lead em oportunidade. Os conteúdos devem ser entregues com mais consistência, em uma proporção de 80% de conteúdo relevante e 20% conteúdo de venda. O objetivo é instigar a decisão ativa do cliente, a partir de uma compra, inscrição em curso e etc.
Aqui, uma vez que o usuário já é cliente, ele precisa se tornar promotor da sua marca. Nesse momento, o cliente percebe sua marca, possui a experiência e decide se irá recomendar ou não.
Este é o foco no Unbound Marketing, o momento em que o usuário promove e compartilha conteúdos da marca, usando como principal ferramenta as redes sociais.
Nesse vídeo, você também encontra uma explicação detalhada sobre o funcionamento dessa nova estratégia digital e todas as etapas da metodologia do Unbound Marketing:
Ficou interessado no serviço? Clique aqui e saiba como podemos ajudar a fortalecer a sua marca.
Assessoria de imprensa: ser entrevistado por jornalistas confere autoridade e credibilidade ao mercado e à...
Para ficar conhecido nacionalmente na era digital, entender o trabalho de assessoria de imprensa é...
As lives no Instagram se tornaram uma ferramenta poderosa para empresas que buscam se conectar...