Oportunidades de marketing digital em meio à crise

Publicado em 26 de março de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Com a pandemia do coronavírus, todo mundo está convocado a ficar dentro de casa. Mas em tempos digitais, isso não é tão difícil assim. Com tantos recursos tecnológicos à disposição, isolamento não precisa ser sinônimo de solidão e muito menos de procrastinação.

Podemos aproveitar o ócio criativo para produzir coisas novas, para estudar e se conectar com as pessoas pela internet.

A situação é difícil, a situação é ruim, mas temos sim algumas oportunidades neste momento de crise.

Parece que ganhamos um tempo livre, aquele tempo que perdíamos no trânsito, o tempo das aulas extras das crianças, as idas à academia e ao supermercado.

Sim, ganhamos um tempo livre. Então podemos aproveitar para colocar em prática as coisas que gostaríamos de ter feito havia muito tempo.

Um bom conteúdo muda tudo

Primeira oportunidade que eu vejo para as marcas: aproveite para produzir conteúdo de atração, conteúdo que chame a atenção de pessoas que ainda não conhecem a sua marca.

Olhe para o funil de marketing da sua empresa e coloque mais pessoas dentro deste funil. Amplie a sua audiência. E, quando a crise passar,  você vai poder conduzir estas pessoas para as outras etapas do funil e vender para elas.

Segunda oportunidade: atualize suas plataformas digitais. Você pode dar uma repaginada na identidade visual da marca. Criar banners mais modernos, e atualizar os textos de cada página do site.

Muitas empresas ficam anos sem atualizar os itens do menu. Sabe o “quem somos” do site? Vai lá, dá uma olhada ´para ver se tem coisas novas que você pode acrescentar, dá uma verificada nos dados de contato. Isso é extremamente importante, porque assim como tudo na vida, as marcas envelhecem, os sites ficam ultrapassados, então temos que atualizar regularmente.

Ainda no site, você pode cria um blog para começar a produzir conteúdos e gerar tráfego orgânico para seus canais. Você que tem uma empresa, pode inclusive convidar seus colaboradores a produzirem conteudo para o blog. Ah, e não esquece do Linkedin: atualize suas redes sociais.

A quarentena aumentou o uso da internet em 40%. Então este é um bom momento para você estar presente no digital.

E o dinheiro?

Mas você deve estar preocupado com seu dinheiro. Neste caso, há basicamente duas saídas. Ou você usa a reserva que fez para construir esta infraestrutura no digital ou vai negociar com fornecedores da área, que também estão na mesma situação que você.

Estes investimentos, que têm geralmente um custo baixo ou moderado, podem trazer muito retorno para sua empresa no futuro.

E por que eu digo que este é um investimento de baixo custo.  Primeiro porque tem muita coisa que você mesmo pode fazer sozinho. E depois porque tem muito social media, designers e jornalistas que estão sem trabalho agora e podem te ajudar com isso fazendo trabalho remoto.

Nós não podemos parar. Nós não vamos parar, porque a crise vai passar. E quando passar, nós vamos estar preparados para a recuperação.

Divulgue esse artigo
Publicado por

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...

marketing digital 2024 28/11/2023

Tendências de marketing digital para 2024

Conforme um novo ano se aproxima, é hora de olhar para as tendências que irão...