O novo comportamento do consumidor

Publicado em 22 de março de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

As pessoas não querem mais comprar “coisas”, elas querem se relacionar e viver boas experiências. Para quem estuda e investe em marketing digital, as dicas do gerente da Fator X Gian Savakaz são bastante valiosas.

Ele fala sobre Valor de Refino do Cliente (VRC), uma teoria que explicar como aumentar o valor da jornada do cliente enquanto este se relaciona com uma marca, produto ou negócio. São duas técnicas: Trilha de Valor e Ofertas de Valor

Trilha de Valor

A trilha de valor é representada pelo Mapa da Jornada (foto do artigo). A experiência de consumo, nos dias atuais, começa bem antes da compra e percorre todas as etapas listadas abaixo. Para conquistar um cliente e fazer seu negócio crescer, é importante aumentar o valor da experiência do consumidor em cada uma delas.

Etapa 1 – Antes de chegar à loja: A pessoa visita o site, olha as redes sociais, recebe indicações ou recebe uma ligação da empresa. O seu site é rápido, é responsivo (funciona bem no celular), é fácil de navegar? Suas redes sociais estão atualizadas. Elas trazem conteúdos de interesse para seu melhor cliente?

Um bom conteúdo muda tudo

Etapa 2 – Durante a compra na loja: Estacionamento, Fachada, Atendimento/Vendedor, Decoração do ambiente. O seu cliente é bem atendido quando chega em seu estabelecimento. Ou melhor, antes disso, você sabe do que exatamente seu cliente gosta e de que forma ele prefere ser recebido?

Etapa 3 – Consumo e Experiência com o produto: Transformação do cliente (como seu cliente era e vivia antes de ter o seu produto e como ele era e vive agora. Opinião das pessoas sobre o produto (o que os parentes e amigos estão falando sobre o novo produto do cliente). Qualidade do produto.

Etapa 4 – O pós-venda e o valor que o cliente passou a atribuir ao seu produto e à sua marca. Será que ele indicaria este produto para alguém?

Como está o VRC do seu negócio? Você acredita que as pessoas estejam vivendo uma boa experiência em cada uma destas etapas? Faça esta reflexão e depois vá para a segunda técnica!

 

Ofertas de valor

“Se o seu negócio não tiver uma boa oferta de valor, ele pode estar com os dias contados”, Gian Vazakas

Oferta de valor, como o próprio nome diz, é o ato de oferecer algo que transforme a vida das pessoas, algo que realmente vá fazer a diferença na vida delas e até das pessoas que a cercam.

Para criar ofertas de valor, temos que conhecer profundamente nosso avatar: não apenas gênero, sexo e idade, mas temos que entender o que ele faz o dia inteiro, durante a semana e durante o fim de semana. Descubra se ele acorda cedo, que marcas ele consome, que meios ele usa para se manter informado e a forma como gosta de se relacionar.

Se você tem um produto bom, mas uma oferta ruim, você não vende.

Se você tem um produto ruim, com uma oferta boa, você pode ter sucesso no curto prazo

Mas se você tem um produto bom, com uma oferta de valor, você provavelmente terá sucesso sempre.

Como se tornar um líder de mercado?

Agora, se você quer ser um líder de mercado, você tem que ter uma oferta incrível, com um produto diferenciado. Parece simples, não é?

“Como você pode gerar tanto valor a seu cliente a ponto de você ser a única solução para ele”, Gian Vazakas.

Para construir valor com seu cliente e aumentar sua escala de valor, você pode começar oferecendo a ele uma amostra do seu produto e, em seguida, você pode escalar: cria um produto carro-chefe, depois oferece uma versão premium dele, criando uma exclusividade e, por fim, apresentando seu produto de luxo

 

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