Como fazer live no Instagram para a sua empresa
As lives no Instagram se tornaram uma ferramenta poderosa para empresas que buscam se conectar...
Como uma das estratégias de marketing mais utilizadas, os gatilhos mentais podem ser a chave de sucesso para o seu negócio. Você sabe exatamente o que eles são?
Os gatilhos mentais fazem parte da psicologia e são facilitadores que contribuem para a decisão do consumidor.
Na maioria das vezes, não é somente a necessidade que nos faz decidir comprar alguma coisa. Existem fatores como o desejo, a escassez, a urgência, o encantamento, a confiança, entre muitos outros. A verdade é que todos nós possuímos motivações parecidas que, quando estimuladas, nos conduzem para a ação – no caso, para a compra.
Descubra, abaixo, os 5 principais gatilhos mentais (existem mais de 20!) que você pode aplicar no marketing de seu negócio. Seja no texto de seu site, nos artigos do blog, nas redes sociais ou no e-mail páginas de vendas, eles são poderosos e muito eficientes.
Leia também: 9 dicas de e-mail marketing para fidelizar e converter clientes
“Vagas limitadas”, “resta apenas mais um item”, “últimas vagas”, “apenas 5 unidades disponíveis no estoque”. O gatilho de escassez gera um estado de urgência e necessidade no consumidor. Quem quer perder uma boa oportunidade oferecida? Quase ninguém!
Só não vale mentir sobre a quantidade dos produtos os serviços disponíveis. O objetivo é sempre aumentar a relação de confiança com o cliente, não a quebrar.
O princípio básico do gatilho de autoridade é a reputação da empresa. O consumidor precisa ter a certeza de que o produto ou serviço oferecido é o melhor frente aos concorrentes.
Para isso, disponibilizar conteúdos gratuitos e ricos como e-books, artigos e infográficos é uma forma de demonstrar ao público que sua empresa é especialista na área de atuação. Ou liberar pesquisas que demonstrem a liderança da empresa no mercado.
Leia também: Como vender pelo WhatsApp
Quem não gosta de receber alguma coisa de graça? E quem nunca se sentiu na obrigação de retribuir o favor recebido?
O gatilho mental de reciprocidade é baseado nessa relação de troca: a empresa oferece um brinde/promoção/benefício e o consumidor retribui com uma nova compra.
Por exemplo: “teste grátis por 30 dias”, “garanta o seu e-book gratuito”, “você ganhou um cupom de desconto na próxima compra”. O importante é que o consumidor entenda o gesto como algo feito de coração, estreitando sua relação com a empresa.
Seres humanos são seres completamente sociais, não é mesmo? E mais do que isso, são também seres influenciáveis, que se baseiam em opiniões de outros seres.
Portanto, destacar a validação de seu produto apresentando depoimentos, pesquisas de mercado e imagens de consumidores com seus produtos são gatilhos que estimulam a compra de outras pessoas.
A prova social tem o propósito de mostrar a validação de um produto ou serviço.
Leia também: Unbound Marketing: estratégia digital focada na experiência do cliente
O gatilho de antecipação funciona através da divulgação antecipada do produto a ser vendido. Se bem aplicado, mesmo que o consumidor não necessite do produto a ideia de possui-lo causa interesse.
Uma forma de aplicá-lo é soltando informações ou dicas sobre o produto antes de seu lançamento. Seja em formato de teaser, de imagens, de peças publicitárias… o que importa é que a antecipação gera curiosidade, atração e, consequentemente, a venda.
Gostou do conteúdo? Podemos fazer uma parte 2 deste post, apresentando outros gatilhos utilizados nas estratégias de marketing de diversas empresas, como a confiança, a justificativa, a exclusividade, a polêmica e a simplicidade.
As lives no Instagram se tornaram uma ferramenta poderosa para empresas que buscam se conectar...
No mundo corporativo, crescer sozinho pode ser um desafio. As parcerias de negócios surgem como...
Em um mercado de marketing para CEO cada vez mais competitivo e marcado pela conexão...