Como fazer live no Instagram para a sua empresa
As lives no Instagram se tornaram uma ferramenta poderosa para empresas que buscam se conectar...
Sim, o Whatsapp e as mídias sociais são considerados recordistas na fidelização dos clientes e, inclusive, na venda do ambiente digital. No entanto, o e-mail marketing continua sendo parte importante em uma estratégia de vendas, uma vez que ele reúne leads quentes para o seu negócio.
Se um dia alguém se cadastrou em seus canais e está em sua base de e-mails foi porque realmente tinha interesse pelos produtos e serviços que a sua empresa oferece.
A seguir, compartilhamos com você algumas dicas relevantes para o envio de e-mail marketing, seja para fidelizar clientes ou para aumentar as suas vendas.
1) Títulos curtos e atrativos
O título do e-mail precisa resumir o que, de fato, você vai entregar. Evite frases feitas, palavras diretamente relacionadas à compra e faça seu leitor acreditar que vale a pena abrir aquele e-mail, ou seja, ofereça algo que você sabe que ele precisa.
Se o seu público busca qualidade de vida, fale sobre isso no título com um e-mail de 3 dicas. Se seu público procura produtos para decorar a casa, mencione isso no título. Parece óbvio, mas é assim que você e seu cliente economizam tempo. Procure usar exatamente as palavras que ele usa quando te procura pedindo orçamento, as famosas palavras-chave. Por fim, entregue no corpo do e-mail o que você prometeu no título.
2) Fique atento ao tamanho do corpo do e-mail
As pessoas querem leituras rápidas e fáceis, sobretudo quando se trata de algo comercial. Não use linguagem rebuscada, se o seu público não se identificar com essa linguagem. Lembre-se de que, atualmente, cerca de 90% das pessoas (ou mais) checam seus e-mails pelo celular. Use textos curtos.
3) Revise seu e-mail
Um e-mail limpo, direto e bem escrito pode representar mais credibilidade e até uma venda a mais para o seu negócio. Antes de enviá-lo, passe o revisor ortográfico do Word para limar erros de português ou digitação. Verifique a concordância verbal e a coesão. Atente-se às frases que possam ter dupla interpretação.
Lembre-se sempre de enviar um e-mail teste antes de dispará-lo, evitando alguns erros comuns como nome do remetente.
4) Escolha boas imagens
A máxima “Uma imagem vale mais que mil palavras” também vale para e-mail marketing. Para aumentar a taxa de entrega do seu email, você pode usar a proporção de 40% imagens e 60% texto. Coloque descrições curtas na imagens e coloque links, ou seja, quando o usuário clicar sobre a imagem, ele deve ser direcionado para uma página estratégica – seja ela o blog do seu site ou o e-commerce. Atente-se também ao tamanho da imagens, para que elas não demorem a carregar se a internet do usuário estiver lenta.
5) Evite textos em caixa alta e palavras típicas de SPAM
Utilizar a caixa alta em textos de maneira desnecessária pode acarretar em algumas punições, configurando o seu conteúdo como Spam. Por isso, se o intuito é chamar a atenção, prefira o negrito, itálico ou tamanho de fontes maiores. Algumas palavras, por mais que pareçam estratégicas, também podem configurar spam. Por isso, evite termos como grátis, free, clique aqui e desconto.
6) Atenção à chamada de venda, o famoso CTA
O CTA (Call To Action) é a chamada para ação, ou seja, é a mensagem que vai levar o usuário para a área de compra do seu site: Leia mais, Saiba mais, Compre aqui, “Quero aproveitar”, “Quero agora”, “Solicite uma consultoria”, “Peça já o seu”. O Call to action deve estar sempre muito associado ao que você quer que ele faça e, sobretudo, ao que ele vai encontrar na página para a qual foi direcionado.
7) Envie códigos de desconto
Se o objetivo é resgatar seu lead ou atrair novos consumidores, códigos de descontos são um ótimo recurso. E-mail com ofertas de descontos também representam uma boa estratégia para aumentar sua taxa de abertura.
8) Nomeie seu remetente
Estudos comprovam que quase 70% das pessoas abrem e-mails com base na informação do remetente. Nomeie uma pessoa real para aumentar seu nível de pessoalidade e proximidade com o leitor, para que ele se identifique. Por isso, coloque o nome e o e-mail de alguém da empresa e não se esqueça de colocá-lo também ao final, na assinatura de e-mail. Uma foto institucional da pessoa, com o cargo na assinatura também torna interessante.
9) Tenha uma lista de contatos própria
Listas de e-mails compradas podem representar prejuízo para o seu negócio; portanto, envie e-mails apenas para quem se cadastrou em seus canais, se você não quiser ser penalizado. Utilizar listas frias pode configurar seus conteúdos como SPAM. Além disso, disponibilize sempre uma opção de descadastro em seu e-mail, para que os usuários que não têm interesse no seu conteúdo não te classifique como Spam.
Ficou interessado no serviço? Clique aqui e saiba como podemos ajudar a fortalecer a sua marca.
Tatiana Olivetto – Analista de Conteúdo e Jornalista BRZ Content
As lives no Instagram se tornaram uma ferramenta poderosa para empresas que buscam se conectar...
No mundo corporativo, crescer sozinho pode ser um desafio. As parcerias de negócios surgem como...
Em um mercado de marketing para CEO cada vez mais competitivo e marcado pela conexão...