Como vender pelo WhatsApp

Publicado em 23 de outubro de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Qual é a primeira coisa que você faz ao acordar, antes de dormir e repete durante todo o seu dia, por várias e várias vezes? Sim, checar as mensagens no WhatsApp. Além de ser o principal aplicativo de comunicação, o WhatsApp é agora um grande canal de vendas, devido à sua grande popularidade e aderência por diferentes públicos. Se você ainda não adaptou sua estratégia comercial ao uso do WhatsApp, vem com a gente para saber tudo sobre isso e faturar mais.

No artigo da semana, saiba como o WhatsApp pode ser um grande aliado para otimizar sua estratégia comercial e potencializar suas vendas .

Dos mais de 2 bilhões de usuários de WhatsApp no mundo, 120 milhões estão aqui no Brasil. O aplicativo está instalado em 99% dos celulares do país, com cerca de 100 visualizações diárias por pessoa.

Para um bom vendedor, isso significa que o WhatsApp é o melhor lugar do mundo. Hoje, o aplicativo já possui diversas funcionalidades e recursos para otimizar o seu processo comercial e estreitar seu relacionamento com o cliente.

Confira estas dicas:

1) Prefira a versão WhatsApp Business  

Essa é a primeira regra para você que quer vender por WhatsApp, utilizando a plataforma de modo correto. O WhatsApp Business tem funcionalidades próprias para seu negócio e ainda fornece métricas para gerenciamento, como por exemplo quantidade de mensagens enviadas, confirmação de mensagens que foram entregues, mensagens lidas e etc. Além disso, a versão WhatsApp Business permite o envio de mensagens automáticas, criação de etiquetas de classificação para  clientes (ex: novo cliente, novo pedido, declinado, interessado e etc), delimitando o estágio da jornada do cliente e facilitando a comunicação entre o atendente e o cliente na ponta.

2) Tenha responsabilidade no atendimento pelo WhatsApp 

De nada adianta o seu cliente vir até você direto no WhatsApp e receber respostas dias depois. Portanto, tenha alguém treinado em sua equipe, exclusivo para fazer o atendimento ao cliente em tempo real. Cliente que não recebe resposta rápida, desiste, faz divulgação negativa do seu serviço mesmo sem conhecê-lo e procura a concorrência.

Treine um profissional para isso, crie textos estratégicos com padrão de atendimento. O atendente precisa saber lidar com pessoas, conhecer o perfil do público, escrever corretamente e saber quando é hora de fazer uma ligação. Para os finais de semana, caso não tenha expediente, você pode usar respostas automáticas, para que o cliente não fique desamparado.

3) Utilize listas de transmissão no WhatsApp  

Um bom conteúdo muda tudo

Foto: Reprodução/Raquel Freire

Com a lista de transmissão, você adiciona os números dos seus contatos, onde uma mesma mensagem pode ser enviada para até 256 contatos, de maneira individualizada. O cliente  recebe a mensagem como se ela tivesse sido direcionada somente a ele. Mas cuidado! O desejável é mandar mensagens de maneira estratégica, delimitando horário, frequência e conteúdo. Não seja inconveniente de mandar somente conteúdos de vendas, várias vezes ao dia. Isso pode prejudicar o seu processo de encantamento do cliente, ou seja, ele pode bloquear a sua conta!

4) Desenvolva Marketing de Conteúdo para WhatsApp 

Tenho os contatos dos meus clientes, criei uma lista; e agora, o que mandar para encantá-los, convertê-los e fidelizá-los pelo WhatsApp? Adaptar a linguagem e fazer uma curadoria de conteúdos estratégicos é fundamental: envie mensagens ligadas ao seu produto, mas que possam ajudar o cliente no dia a dia. Crie engajamento a partir de conteúdos que geram valor ao seu produto, como vídeos de prova social, com depoimentos de clientes sobre o seu produto. Conteúdos sobre como utilizar seu produto, com dicas práticas. Para isso, você pode usar recursos com áudios, vídeos, fotos e textos de blogs, com palavras-chave estratégicas. Nestes casos, você pode enviar uma matéria do blog do seu site.

Fique sempre atento à quantidade de mensagens e faça listas de transmissão personalizadas, contatos divididos em estágios do funil de vendas. O Marketig de Conteúdo gera relacionamento, confiança, aumenta as vendas, prepara o cliente para compra e facilita na fidelização do pós-venda, gerando indicações.

5) Converta seus contatos do WhatsApp com recompensas digitais  

Você pode criar estratégias para colocar os contatos do seu WhatsApp para o seu funil de vendas no site ou em uma plataforma de gestão de leads. Entregue “presentes” aos seus contatos, como e-books, vídeos tutoriais, infográficos e cupons de descontos. Se o seu conteúdo for bem atrativo, ele aceitará o brinde e entrará para o seu funil. Lembre-se: envie conteúdo somente para quem pediu informação à sua empresa ou que tenha aceitado entrar para a sua lista de WhatsApp.

6) Divulgue seu número de WhatsApp de maneira estratégica  

Em suas publicações nas redes sociais (Instagram e Facebook), sempre coloque o seu número de WhatsApp ao final dos textos, pelo Linktree no Instagram ou mensagens automáticas no momento em que o cliente se torna seguidor da página. Por exemplo: “Mande uma mensagem para o número xxxx-xxxx  e ganhe um cupom de desconto.” É aí que entra a estratégia de Confirmação Dupla: o cliente terá que salvar seu contato para mandar mensagem, confirmando o interesse no produto via rede social e WhatsApp.

7) Utilize gatilhos mentais no atendimento via WhatsApp 

Ao realizar sua estratégia de vendas, use e abuse dos gatilhos mentais ao enviar mensagens sobre seus produtos – você engaja o seu cliente e fecha suas vendas, contornando as objeções. Você pode utilizar o Gatilho da Escassez, com termos específicos como “Últimas unidades” ;”Valor promocional só até amanhã”; “Últimas Vagas”. Gatilhos da Novidade, criando listas falando sobre lançamentos, novos produtos; isso instiga o cliente a querer estar à frente dos demais. Gatilho da Prova Social, com depoimentos e demonstrações reais do seu produto. Invista em cursos de Copywriting ou UX Writing, que irão te ajudar a fazer textos publicitários e chamadas de vendas estratégicas para seu público.

8) Use a função catálogo do WhatsApp 

Desde 2018, o WhatsApp liberou no Brasil a função catálogo, ideal para auxiliar no seu processo de vendas. A ferramenta permite que você divulgue a disponibilidade dos seus produtos e os respectivos preços diretamente no aplicativo. Para isso, entre nas configurações da sua conta e clique em Catálogo. Lá, você poderá fazer upload das fotos dos produtos, colocar preço, descrição, link e código de desconto, se houver.  Hoje, já existem alguns aplicativos próprios para produção de cardápios digitais, por exemplo, com pedidos diretos pelo WhatsApp; como o aplicativo Goomer.

9) Utilize a função Status do WhatsApp  

Assim como no Instagram, o WhatsApp também aderiu à função de Stories; no aplicativo, ele se chama Status e as publicações ficam disponíveis por 24 horas. Você consegue colocar fotos reais, banners de propagandas, vídeos com promoção relâmpago e atualizações mais recentes do seu negócio, gerando proximidade junto ao seu cliente e criando sentimento de urgência. Muitas pessoas visualizam o WhatsApp status e elas lembram que sua empresa existe. Quando ele precisa, ele vai poder entrar em contato com você rapidamente por este canal.

10) Integre seu CRM  

Aliar o aplicativo do WhatsApp ao seu CRM é essencial para você ter maior visão sobre suas negociações e acompanhamento de métricas. Existem plataformas que fazem essa integração, como da RD Station, onde você pode utilizar o CRM dentro do WhatsApp Business, usar templates prontos para mensagens, adicionar novos produtos, salvar mensagens e etc.

11) Conheça o WhatsApp Pay

Pensando em uma maneira de otimizar as vendas, criou-se o WhatsApp Pay, uma ferramenta de pagamento a ser feita diretamente pelo aplicativo. Aqui no Brasil, a ferramenta ainda segue em processo de aprovação pelo Banco Central. A ferramenta irá permitir que os clientes acessem o catálogo e façam suas compras diretamente pelo aplicativo, sem sair de casa.

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Ficou interessado no serviço? Clique aqui e saiba como podemos ajudar a fortalecer a sua marca. 

Por Tatiana Olivetto, Analista de Conteúdo BRZ Content

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