Produção de conteúdo: 10 fundamentos para você começar

Publicado em 11 de março de 2022 Publicado por Redação BRZ Content

A produção de conteúdo é um dos grandes pilares do marketing digital. Planejar, criar e distribuir materiais relevantes, além de fortalecer a marca no mercado, ajuda na fidelização e obtenção de novos clientes. Uma boa produção de conteúdo deve ter planejamento, organização e estabelecer conexão.

Confira, a seguir, 10 fundamentos para você começar a produzir conteúdo de qualidade.

1. Estabeleça conexão

Quando você for começar a escrever um texto, seja para um post de redes sociais, um blog ou um e-mail marketing, concentre-se. Tente isolar o que tem à sua volta. Conecte-se com seus sentidos, entre no clima do tema que vai abordar, absorva com atenção as informações da sua pesquisa e, principalmente, estabeleça conexão com a sua audiência. Pense na pessoa que vai ler o que você está escrevendo. Conectar-se com o leitor é um dos princípios da escrita, ou seja, você precisa conversar com ele e, no caso da produção de conteúdo estratégico, saber quem ele é, do que ele gosta, que hora ele costuma ler mais, lugares que ele costuma frequentar e como ele poderá se sentir ao ler o seu conteúdo.

2. Consuma conteúdo, lendo, ouvindo e sentindo

Definitivamente, não tem como ser relevante na produção e conteúdo se você não tem um vasto repertório. Caso você vá ler um texto sobre um assunto que está conhecendo pela primeira vez, vai precisar de mais tempo para uma ampla pesquisa. Então, se você é um produtor de conteúdo ou quer trabalhar com isso, comece a ler de tudo um pouco. Frequente livrarias, leia sinopses de livros diversos e crie o hábito de acessar as diversas editorias de portais de notícias.

Leia também: Marketing de conteúdo agora é experiência de conteúdo premium

3. Seja fiel à gramática

Algumas pessoas andam querendo comprar a ideia de que redes sociais não precisam de palavras completas, com acento e vírgulas, mas não caia nesta armadilha. Se você quer ser levado a sério pelo seu público e ter credibilidade, principalmente com uma audiência qualificada. Preze pelo bom português. Quando for escrever um texto e tiver alguma dúvida, pesquise no Google, escolhendo sempre a melhor fonte de gramática. Uma dica é consultar o uso de algumas expressões em jornais como a Folha de S. Paulo, Estadão e OGLOBO, que costumam ter grafias e fazer o uso correto de expressões do idioma.

Um bom conteúdo muda tudo

4. Na produção de conteúdo, escolha cada palavra com critério

Esta é uma dica especial. A maioria de nós tende a banalizar o significado de cada palavra, porque estamos acostumados com a linguagem do dia a dia. Quando estamos falando, usamos as palavras que surgem mais rápido na mente, para atingirmos nosso objetivo de comunicação. Mas, na produção de conteúdo, a escolha da palavra certa faz toda a diferença.  Saboreie cada palavra, busque sinônimos, procure entender exatamente o que significa cada palavra. Verifique se as palavras que você está usando são compatíveis com o tema do seu conteúdo e com o público ao qual ele se destina. Dê preferência a palavras que terão impacto positivo sobre seu leitor.

Leia também: Como produzir conteúdo estratégico para ambiente digital

5. Dê informações e dicas que sejam úteis

Para ser útil, é imprescindível saber quais são as dores e necessidades do público que você quer atingir. Isso parece óbvio demais, mas não é. Para resolver isso, é importante ser um estudante eterno do comportamento humano – o que em marketing também chamamos de comportamento do consumidor. É importante ter noções de neurociência, ter feito alguns anos de análise e ler um pouco sobre psicologia… O comportamento humano mudou muito nos últimos tempos, então se você é um produtor de conteúdo voraz, você também deve ser uma pessoa muito observadora do comportamento humano todos os dias e em todas as situações do cotidiano.

6. Seja criterioso na escolha de suas fontes

Como você já deve ter percebido, a pesquisa é parte fundamental da produção de conteúdo. Portanto, aprenda a escolher suas fontes. Este é tema para outro artigo, mas podemos antecipar alguns canais: Google Acadêmico, sites oficiais de notícias, agências de notícias internacionais.

7. Pesquise tudo o que já foi publicado sobre o que vai escrever

Se você vai produzir conteúdo, faça-o somente se seu texto for exclusivo e, portanto, complementar o que já existe na internet. Cada vez que começar a escrever para redes sociais, por exemplo, pesquise sobre o tema. Veja o que já foi publicado. Se for para escrever mais do mesmo, prefira não escrever.

Sim, mas então como fazer se já existe conteúdo sobretudo na internet? Você precisa se conectar-se com seu público para transmitir a informação e o conhecimento de forma clara para ele. O papel do produtor de conteúdos, muitas vezes, é saber traduzir uma informação técnica para a linguagem de um público leigo que fará uso desta informação. Reciclar e atualizar conteúdo é permitido, mas faça isto sempre colocando a sua visão de mundo. Cada conteúdo é único. Ele tem que ter a sua impressão digital!

Leia também: Marketing de conteúdo: dicas de SEO para melhorar seu posicionamento

8. Seja sincero, educado e gentil com o público

Alguém gosta de grosserias? Antes de começar a escrever, prepare-se para ser empático, afetuoso e verdadeiro com seu leitor. Sobre este tópico, você pode ler um livro incrível, escrito pela jornalista Ana Holanda, chamado “Como se encontrar na escrita”.

9. Busque inspiração em fontes de outras culturas e países para uma produção de conteúdo atual

Viagens, Cinema, Youtube, Spotify e conversas com amigos são boas fontes de conteúdo, mas para ser mais prático aqui vão alguns links – aleatórios, tá? – para você garimpar conteúdo: https://elpais.com/america/; https://ofuturodascoisas.com/ e https://forbes.com.br/. Mantenha-se atualizado, sempre. Acompanhe as tendências e as inovações que acontecem em diversos mercados.

10. Fique atento a crenças, tabus e conceitos da sociedade que possam ser ofensivos (homofobia, machismo, racismo, etc)

Precisamos falar sobre isso. A tecnologia avança muito rápido, o mundo está acelerado, mas a humanidade ainda tem algumas ideias atrasadas. Na produção de conteúdo, é importante ter muito cuidado com frases, expressões e pensamentos preconceituosos. Para não correr esse risco, inclua na sua biblioteca livros que falem com seriedade sobre temas polêmicos como racismo e igualdade de gênero, e sobre diversidade. Embora possa se sentir uma gota no oceano, quem produz conteúdo tem o papel de trabalhar para um mundo melhor. Lance suas estrelas ao mar da internet.

Divulgue esse artigo
Publicado por

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...

marketing digital 2024 28/11/2023

Tendências de marketing digital para 2024

Conforme um novo ano se aproxima, é hora de olhar para as tendências que irão...