6 tendências de marketing digital para 2022

Publicado em 22 de novembro de 2021 Publicado por Redação BRZ Content

O cenário digital está em constante transformação. A aceleração e a digitalização dos processos podem ser observadas nos mais diferentes setores. Na área de comunicação e marketing, em especial, é muito importante estar atento às tendências para tomar decisões estratégicas e alavancar negócios. Sendo assim, a redação da BRZ Content mapeou para você 6 principais tendências de marketing digital para 2022.

tendências de marketing digital para 2022

Leia também: Conquiste clientes com gatilhos mentais poderosos

Dados – para a efetividade das ações de marketing

Segundo informações do relatório Global State of Marketing, publicado pela Salesforce, profissionais da área de marketing esperam, para 2022, um aumento de 75% no número de fontes de dados.

Isso reflete a importância de registros e métricas na hora de se comunicar de forma efetiva, com a audiência certa e na hora certa. Os dados nos ajudam a tomar decisões mais assertivas. Fique sempre de olho na forma de organizar e tratar dados.

Vídeos – para gerar mais conexão com sua audiência

Mais do que nunca, a produção de vídeos para a internet está fazendo sucesso. Ela foi ampliada para além dos canais do Youtube e está presente na maioria das redes sociais existentes, como o Facebook, o Instagram e o TikTok.

Um bom conteúdo muda tudo

O próprio Adam Mosseri, head do Instagram, afirmou que a plataforma não é mais uma rede para o compartilhamento de fotos. Entre as 4 áreas contempladas, estão os vídeos, que serão priorizados a partir das próximas atualizações. A ascensão dos vídeos veio aí e ela não vai parar tão cedo.

Leia também: Como criar um roteiro para uma live de sucesso

Experiência por voz – para gerar identificação

Segundo pesquisa publicada pela empresa Ilumeo, durante a pandemia, o uso de assistentes virtuais cresceu 47% no Brasil. De acordo com um estudo da Juniper Research, devemos ter cerca de 8 bilhões de assistentes digitais de voz em uso até 2023.

Assistentes como a Alexa (Amazon), Assistant (Google), Cortana (Microsoft), Bixby (Samsung) e Siri (Apple) já são capazes de fazer pesquisas, tocar músicas, fazer compras, comandar a parte elétrica de uma casa e muito mais.

Elas, com certeza, são uma das ferramentas mais promissoras do mundo da inteligência artificial e dominarão o mercado. E explorar essa tendência é nadar em uma grande onda que tem de tudo para permanecer em alta.

Bots – para um melhor atendimento ao cliente

Os bots já fazem parte do atendimento de diversas marcas e empresas. Mas, a cada dia, estão se desenvolvimento e se tornando ainda mais inteligentes.

A sua principal função é realizar atendimentos virtuais, responder perguntas, atender reclamações e otimizar o tempo. Eles são muito eficientes, pois estão disponíveis para o cliente 24h por dia, todos os dias da semana.

Leia também: Por que as marcas estão atualizando seus logos?

User Generated Content – para ampliar divulgação

Em português, o termo User Generated Content é traduzido como “conteúdo gerado pelo usuário” e quer dizer a participação ativa dos consumidores nos canais de uma marca.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, essa interação pode trazer um crescimento no engajamento de uma marca em cerca de 30%. Além disso, segundo a mesma pesquisa, os usuários gostam de participar das estratégias de marcas para ajudar outros consumidores. 

Como você relaciona o seu público com a sua marca? É um ponto importante para se pensar.

Social selling – para gerar relacionamento

Por fim, outra tendência do marketing digital para 2022 é o social selling, também chamado de venda social.

Esse mecanismo utiliza os recursos das redes sociais para criar um relacionamento mais próximo com o cliente e realizar suas vendas.

O grande destaque vai para as live commerce (ou shop streaming), um novo formato de venda que consiste no contato direto entre consumidores e vendedores durante uma transmissão ao vivo nas redes. Já tem sido muito usado no oriente e deve virar febre no Brasil.

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