Por que é importante ter um site?

Publicado em 20 de abril de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Mesmo com o crescimento exponencial das redes sociais, o site continua sendo uma ferramenta extremamente importante para os resultados do marketing digital de qualquer tipo de negócio.

De acordo com pesquisas do Sebrae, apenas 27% das empresas no Brasil possuem sites, o que significa que esta é também uma forma de diferenciação. Mas muito além disso, o site é uma plataforma segura com a qual você pode posicionar sua marca nos primeiros lugares das ferramentas de buscas e também convergir todos os leads de suas ações digitais.

O site é também como um cartão de visita, onde seus potenciais clientes vão encontrar informações sempre atualizadas e confiáveis sobre sua marca e seus produtos.

O site é importante, também, porque as pessoas estão passando cada vez mais tempo na internet, em busca de informação e entretenimento, seja no desktop do trabalho ou no celular.

Com base nas dúvidas mais frequentes de nossos clientes, a BRZ Content entrevistou o programador Djalma Toledo, da SOMADev, que desenvolveu nosso site e o site de alguns de nossos clientes. Djalma tem mais de 10 anos de experiência com programação e somos parceiros desde quando ele fundou a SomaDev.

O que devo levar em consideração, antes de criar um site, para que ele não fique defasado tão rapidamente?

Djalma Toledo: Para criar um site, você deve levar em consideração o modelo de negócio e seus objetivos. A partir daí, é importante ter um site fácil de ser atualizado. Informação e conteúdo são buscados a todo momento, porque estamos sempre procurando soluções para nossos problemas. Conteúdos estáticos tendem a ser facilmente esquecidos e perdem ranqueamento no Google. Então, o site precisa ter frequência de postagem. Por isso, fazemos sites que podem ser 100% editáveis pelo próprio cliente, através do painel administrativo. Os sites que criamos com a BRZ Content são sempre responsivos, porque já sabemos que 90% das pessoas acessam sites pelo celular.

O meu site precisa ter um blog? Por que?

Djalma Toledo: Ter um blog em seu site é extremamente importante, ainda mais se a sua empresa for nova no mercado. O blog é a melhor forma de atrair pessoas para seu site, para que elas tenham um primeiro contato com sua marca e se sintam seguras com relação às informações que encontrar.

Um bom conteúdo muda tudo

No blog, você pode criar conteúdos atraentes para formar uma audiência e depois oferecer produtos para esta audiência.

O blog também é uma forma de mostrar autoridade no assunto, principalmente se você tem textos que vão além da comunicação institucional. O blog, com um trabalho de SEO (palavras-chave) aumenta a probabilidade de o seu site ser encontrado no Google e receber novas visitas.

Quais são os segredos de um site que vai ficar rapidamente posicionado?

O posicionamento do site depende de muitos fatores e um trabalho continuo de marketing digital. Mas, se a codificação seguir as diretrizes do Google e do W3C, as chances de você ficar bem colocado no ranking tendem a aumentar. O que garante, de fato o posicionamento, é o trabalho de conteúdo continuo e a análise de um especialista em SEO.

Depois que eu fizer o meu site, eu vou ter um custo fixo mensal com ele? Como isso funciona?

Djalma Toledo: De um modo geral, o único custo vai ser com hospedagem para manter o seu site online.  Se você tiver um negócio muito dinâmico e quiser desenvolver estratégias mais robustas e agressivas de marketing digital, vai precisar de um programador para implantação de novas páginas e integração com plataformas de gestão de marketing.

Meu site tem mais de cinco anos. Vale a pena atualizar ou é melhor fazer outro Há cada quantos anos preciso atualizar meu site?

Djalma Toledo: Em cinco anos, muita coisa pode mudar, principalmente em se tratando de tecnologia e conceitos de design. Mas não posso dizer que é preciso refazer o site sem analisar o caso. Já tive clientes com sites antigos e uma ótima conversão. O que vai dizer se é preciso criar um novo ou não é a estrutura sobre a qual ele foi feito e se passou por atualizações ao longo do tempo.

Se meu site não está convertendo leads, pode ser por conta da programação? Explique?

Djalma Toledo: Não exatamente. Se tiver acesso, o problema pode ser de design ou o conteúdo. Neste caso, deve-se repensar o copywriting. Se o acesso maior é via mobile e seu site demora para carregar, ou se o cliente está tendo uma experiência ruim dentro do site, isso pode afetar. São inúmeros os motivos que podem prejudicar a conversão. O ideal é contratar um especialista para analisar o site.

Como eu posso escolher um bom desenvolvedor para o meu site. Que conhecimentos ele deve ter? A programação está mudando muito rapidamente?

Djalma Toledo: O programador que você vai contratar deve deixar claro a linguagem que ele vai usar e qual a aderência dela na internet. Assim você consegue avaliar qual a dificuldade de encontrar profissionais para alterar seu site, caso o programador se ausente. Já me deparei com site feito em asp cujo cliente não encontrava programador para fazer manutenção e acabou tendo que refazer todo o site. Você deve cobrar sempre do seu programador que utilize as versões de linguagens mais utilizadas e atuais.

Em que linguagem meu site deve ser desenvolvido, por que?

Sugiro que seu site seja feito em PHP7, WordPress como gerenciamento de conteúdo e para o Front-End CSS3 e HTML5. Isso é o básico que um bom site deve ter. Por que são as linguagens mais utilizadas na web e vai encontrar programador facilmente, e HTML5 por que são os marcadores de texto que permite aos buscadores ler e saber qual o tipo de texto que está sendo exibido na página.

Se um desenvolvedor fizer o meu site, mas não puder mais me atender, posso contratar outro desenvolver para o lugar dele?

Djalma Toledo: Sim, é o que abordei nas respostas anteriores. A linguagem que for utilizada na programação do site é o que vai dizer se será fácil encontrar outro programador ou não. Quando você contrata alguém para fazer um site, você está comprando a codificação do seu site, então você será dono dos arquivos e banco de dados, possibilitando fazer a instalação em qualquer servidor e editar o código como quiser. Outra coisa que deve se preocupar é se o programador vai programar mesmo ou vai usar qualquer ferramenta de page Builder como Wix ou criadores de sites online que você não tem acesso ao código e que deve ficar pagando de forma recorrente para ter seu site online.

Quais são os servidores mais indicados para hospedar meu site?

Djalma Toledo: Servidor é um fator importante para a performance do site e a segurança. Existem inúmeras empresas de hospedagem, mas sugiro que você utilize uma que seja consolidada no mercado. Empresas como Locaweb, Hostgator, Godaddy são empresas que já estão há muito tempo no mercado e oferece um bom serviço com baixo valor de investimento. Antes de contratar, atente-se ao certificado de segurança (https), php7, acesso ssh e servidor linux.

Meu site pode ter domínio somente ponto com ou ponto org. ou é melhor ter um domínio .com.br? Por que?

Djalma Toledo: A extensão não tem tanta importância assim, mas o ideal é que você escolha um domínio fácil de ser lembrado. Acredito que futuramente o domínio vai ser algo que nem vai ser lembrado por conta do PWA (Progressive Web Aplication), dos buscadores e QRCode, que possibilita acessar a página sem precisar saber qual a URL.

Se você ainda tem dúvidas sobre desenvolvimento de site para sua empresa, deixe-a nos comentários para que possamos ampliar o conteúdo. E se você quer ter um site ou seu site não está convertendo leads, entre em contato com a BRZ Content para fazer um diagnóstico. Nós podemos atualziar o seu site ou construir um novo site junto. Atendimento: 12 997085038.

Divulgue esse artigo
Publicado por

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...

marketing digital 2024 28/11/2023

Tendências de marketing digital para 2024

Conforme um novo ano se aproxima, é hora de olhar para as tendências que irão...