Tendências do Marketing Digital 2021

Publicado em 23 de dezembro de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Com tudo o que vimos acontecer este ano no ambiente digital, eu tenho algumas visões sobre as tendências para o marketing no pós-pandemia. São práticas que já começaram a dar certo e que vão se consolidar em 2021.

1) Vamos primeiro ao que mais interessa: as vendas. Os canais que mais devem crescer, neste sentido, são Instagram e WhatsApp. Este ano, registramos um aumento significativo do uso destes dois canais e as empresas estão consolidando sua atuação neste caminho, criando catálogos, adotando novas formas de pagamento e de atendimento ao cliente. O varejo deve se adaptar ao atendimento flex, ou seja, voltado para uma parcela dos clientes 100% on-line, atendimento via WhatsApp e depois retirada na loja ou atendimento exclusivo em lojas físicas. As plataformas precisam estar integradas. Isso tudo de maneira personalizada, ou seja, com muita empatia.

2) A segunda tendência que eu vejo são os vídeos curtos, com conteúdos rápidos e de baixo custo, voltados para as redes sociais.  Eles têm mais alcance que posts estáticos e dão mais visibilidade às marcas. Escolha a rede que tem mais sinergia com seu mercado, defina estratégia de conteúdo e invista. Por isso, analise em qual rede você quer se tornar mais forte. Tenha foco e você terá resultados. Com uma frequência mínima de dois posts por semana, ao final de 2021, você terá 104 vídeos. É um bom acervo para ter posicionamento na sua área de atuação, tanto no que diz respeito à credibilidade quanto nas ferramentas de buscas! O Reels no Instagram, em sua disputa com o Tik Tok, está dando bastante alcance e traz seguidores. Nós não sabemos o quanto isso vai durar, então é bom aproveitar isso logo agora.

Um bom conteúdo muda tudo

3) Posts com fotos reais: as fotos com os donos e as pessoas envolvidas no negócio mostraram ter um engajamento significativamente maior do que cards em vetor, apesar de eles comporem o feed e trazerem profissionalismo às marcas. Neste caso, é bom apostar em um feed orgânico, que mescla foto real com imagens feitas por um designer.

4) O conteúdo estratégico continua na tendência, mas ele precisa ser realmente útil para o usuário ou potencial cliente da marca. Por que? Porque ele estimula a participação dos próprios clientes na complementação deste conteúdo. As pessoas que estão navegando pelas redes sociais leem sim suas postagens, a menos que elas não sejam interessantes. Se o seu conteúdo faz a diferença na vida de quem lê, ela vai ler, curtir, salvar e compartilhar, aumentando a relevância do seu canal. Fideliza e cria eco, trazendo novos fãs e clientes para o negócio.

5) Canais no Youtube: Para mim, esta é a melhor rede hoje para investir. O Youtube é uma rede robusta, com uma infraestrutura que oferece diversas possibilidades de organização, edição e otimização de conteúdo por SEO; ou seja, você se torna mais “encontrável” na internet. Além disso, o Youtube tem perspectivas de monetização. Neste quesito, sim, as lives devem continuar; primeiro, porque elas trazem seguidores e posicionamento para a marca nas ferramentas de buscas. Agora, atenção, é preciso ter um bom roteiro estratégico, que garanta autoridade para a sua marca. Entregue aquilo que você cobraria, ou seja, um conteúdo realmente relevante. Outra coisa que precisa ser levada a sério aqui é a descrição do vídeo, o uso de hashtags, considerando as buscas por voz. Já reparou que nós temos feito muitas buscas pelo microfone do celular? Elas são feitas da forma como falamos na linguagem coloquial.

Para todas estas práticas, é importante ter comprometimento com a sua marca, mais até do que com sua agência, seus parceiros ou clientes. Se você começa o ano dizendo que vai ter planejamento, frequência e constância com posts nas suas redes, no blog ou no Youtube, este compromisso é, antes de mais nada, com você mesmo.

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