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A facilidade de acesso à informação, ampliada pelo advento das redes sociais nos últimos 10 anos, vira e mexe traz à tona a pergunta: será que as pessoas ainda usam e-mail marketing? Isso dá resultado?
Os números não mentem. Esta ação de marketing digital, utilizada desde os anos 1990, está entre as de maior retorno.
Hoje, as ferramentas de automação de marketing, se operadas por especialistas em produção de conteúdo e análise de dados, permitem mensurar resultados, possibilitando uma abordagem estratégica a cada novo e-mail marketing ou newsletter.
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De acordo com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, o número de usuários de e-mail ao redor do mundo em 2021 foi de 4,14 bilhões, o que representa um crescimento de 110 milhões de novos usuários na comparação com 2020 (no mesmo período, a população mundial teve um aumento de 74 milhões). A previsão para 2025 é de que este número chegue a 4,59 bilhões.
Por isso, é bem provável que o seu público-alvo já esteja conectado a um endereço de e-mail. Ele é a coisa mais simples e fundamental para um internauta.
Sendo assim, poucos ou nenhum outro canal têm o potencial de ROI (retorno sobre o investimento) do e-mail marketing.
Outros dados do Statista reforçam a relevância do e-mail marketing. Em 2020, a receita do e-mail marketing foi de US$ 7,5 bilhões e, em 2023, esse número deve ultrapassar o limite de US$ 10 bilhões, chegando em US$ 17,9 bilhões até 2027.
É neste contexto que o e-mail marketing entra como uma solução essencial para pequenas e grandes empresas.
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Quando gerido e planejado estrategicamente, o e-mail marketing permite a alta personalização da jornada do cliente, porque oferece às marcas a oportunidade de falar diretamente com cada tipo de público em cada etapa de “compra” e fidelização. Por exemplo, um e-mail de boas-vindas, outro com um e-book ou outro conteúdo relevante e exclusivo; e, para ecommerce, uma ótima estratégia são os e-mails marketing sobre carrinho de compras não concluído.
Estas e outras estratégias criam uma conexão entre empresa e cliente que dá uma sensação de distinção e preferência ao destinatário.
Por esse motivo, a personalização e individualização de conteúdo é uma prática fundamental para ter altas taxas de abertura e cliques.
A taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing é sempre uma das principais métricas acompanhadas. Ela representa um indicador direto para medir a performance e é fundamental para mensurar a atratividade das campanhas de e-mail.
Com mais de 50% de taxa de abertura de e-mail marketing, Rafael Daoud, sócio-diretor do grupo Alarm Wolx, que recebe a consultoria de marketing digital da BRZ Content, destaca o sucesso das campanhas.
“Olha que legal como o trabalho está rendendo frutos. A maior administradora de condomínios do Brasil está recebendo nosso e-mail marketing com os conteúdos que vocês produziram e me pediu uma apresentação da Alarm Wolx. Parabéns a todos!”, comemora.
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O e-mail marketing é um excelente recurso para o seu negócio, porque tem custo baixo e alto retorno: atrai visitas ao site, impulsiona vendas e fideliza clientes. Para que isso aconteça, é importante seguir as dicas:
Se você quer montar um plano de envio periódicos de e-mails para sua base de dados, com a segurança de um bom português, comunicação estratégia e conteúdo de resultados, entre em contato conosco.
Eleve sua estratégia digital para outro nível.
Bárbara Rocha
Produtora de conteúdo – BRZ Content
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