Dicas para captar leads em momentos de incertezas econômicas

Publicado em 08 de junho de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Estudo recente realizado pela MindMiners, empresa especializada em pesquisas digitais, revelou dados importantes sobre o comportamento do consumidor durante a crise e o isolamento social na pandemia do coronavírus. As pessoas estão mais conectadas e propensas a se adaptar ao virtual. Temos ficado mais tempo no celular.  

De acordo com este estudo, as compras pela internet aumentaram em quase 25%. Neste cenário, algumas empresas anteciparam sua imersão no digital e estão se perguntando como impactar mais pessoas e transformá-las em leads.  

Mas o que é um Lead? Lead não é a mesma coisa que cliente e, sim, alguém que foi impactado pelo conteúdo da sua empresa, seja no site ou nas redes sociais, e se cadastrou num formulário para receber outros conteúdos e materiais da sua marca por e-mail marketing.  

Então veja as dicas para criar iscas e converter leads com o perfil que você deseja para a sua empresa   

Use uma plataforma de gestão de marketing digital 

Se a sua empresa ainda não mensura seus resultados, indicamos duas plataformas. Elas auxiliam tanto nas tarefas de captação, como envios de newsletters e e-mail marketing, quanto na mensuração dos resultados.  

A primeira ferramentaque usamos aqui na BRZ Content, é a RD Station. Além de realizar disparos automáticos para sua base de e-mails, ela disponibiliza criações de pop-ups no site, landing pages de captação, automação de e-mails e análise de canais, onde é possível entender os canais que mais trazem resultados para direcionarmos nossas ações. A ferramenta é paga e possui planos que variam de R$69,00/mês a R$800,00/mês.  

Um bom conteúdo muda tudo

A segunda plataforma é a Mailchimp, também muito usada por algumas agências de marketing digital e de conteúdo. A plataforma é internacional e sua versão é totalmente em inglês. Nela você pode criar landing pages e programar o envio de e-mails para sua base de e-mails. A Mailchimp é gratuita.  

Envie e-mail marketing para sua base de dados 

Diferentemente do que muita gente duvida, o e-mail continuam sendo muito usado e dá resultados. Na quarentena, as empresas aumentaram a quantidade de e-mails que enviam ás suas bases de dados, então é importante produzir um conteúdo objetivo, curto, claro e adequado ao contexto, para ter mais chances de ser bem-sucedido. 

Com o RD Station, é bem fácil gerenciar isso. É importante ter uma frequência de envios, com algo em torno de um ou dois e-mails por semana, e ir avaliando os resultados para conhecer melhor sua base. O conteúdo aprofundado que você produz para o e-mail marketing pode ser aproveitado nas redes sociais, como roteiro de vídeos e até podcasts, que é a nova tendência. 

Aqui na BRZ Content, nós usamos muito o RD para clientes na área de educação, que vendem cursos. Então criamos e-books e webinars para gerar leads, e aos poucos vamos entregando conteúdo e apresentando os cursos que a escola oferece. Tivemos que aumentar a frequência dos e-mails, mas conseguimos manter a captação de leads em tempos difíceis.

Faça um planejamento de conteúdo para atrair as pessoas certas 

Além da frequência, você precisa ter uma pauta, para atrair as pessoas certas. Para montar esta pauta de conteúdo, primeiro identifique as necessidades dos consumidores do seu segmento, ou seja, seu público em potencial, aquele que tem perfil para ser um cliente no futuro. Pense em como pode ajudá-lo através do conteúdo. Entenda sua jornada de compra, mapeando o momento em que acorda, o horário que está mais propenso a receber informações sobre sua marca, seus hábitos de consumo, as marcas que ele consome e assim por diante.   

Em seguida, responda às perguntas: O que sua empresa pode oferecer para o momento atual? Quais medos e necessidades consegue suprir? O que seu público mais busca para o momento de isolamento social? Nesta etapa, o foco não é a venda e, sim, ampliar sua base de potenciais clientes com informações relevantes. Pense em ações que possam, de alguma maneira, aproximar o púbçico da solução que sua empresa oferece.  

Entregue materiais ricos  

Agora que você respondeu a todas as perguntas e sua empresa tem ciência do que seu público precisa, comece a organizar suas estratégias. Para captação de leads podemos realizar as seguintes opções: E-books gratuitos, Newsletter, Webinars e Lives.  

Para qualquer destas opções é importante criar um formulário de inscrição, como uma landing page personalizada. Este fase de recessão econômica é favorável à captação de leads. Amplie sua base, conquiste novos seguidores, de modo que eles possam confiar em você, conhecer a fundo as soluções da empresa, comprar quando realmente precisarem dela e, depois, indicar para amigos.   

Enquanto conquista novos leads, aprimore sua operação, melhore seu produto, inove lançando serviços, faça um atendimento de qualidade, peça depoimentos dos clientes que são satisfeitos com sua marca. 

Fique atento à análise dos resultados para afinar as estratégias 

Após definir sua estratégia e traçar metas, é hora de colocar a mão na massa. Você pode considerar o interesse do público pelo número de preenchimento de formulário. Algumas métricas a considerar para sua análise: criativo (o design desperta interesse?); conteúdo (seu texto é atrativo e explicativo?); visitas e conversões (o número de conversões equivale a pelo menos 25% de visitas?). Estes dados vão contribuir para sua conclusão de análise para avaliar se vale continuar com as estratégias ou se algo precisa ser modificado. No marketing digital existe o termo Teste A/B onde você cria duas possibilidades e toma nota de qual teve o melhor resultado, baseado nas métricas citadas acima.  

Diversos negócios foram atingidos pela crise, o que exigiu reinvenção em diversos setores. O conteúdo que sua empresa oferece no site, rede social e e-mail precisa ser claro e informativo. Não somente as empresas, mas os consumidores estão inseguros e preocupados. O momento é ótimo para criar uma relação direta com seu público e nada melhor que usar o conteúdo a seu favor. 

  

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Comentários

  1. Breno disse:

    É interessante perceber que muito se desesperam e operam sem nenhum tipo de planejamento quando é exatamente o contrário que se precisa fazer. Achei o artigo ótimo, parabéns!

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