Crise do coronavírus: a guerra da reinvenção

Publicado em 26 de março de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Empreendedores são assim: ou inovam ou morrem. Que loucura esta pandemia de coronavírus. Estamos à deriva, sem saber o que será de nós e da nossa economia, isso sem contar a política no Brasil.

Assim como eu, você deve estar a milhão pensando em formas de inovar seu negócio, porque todos sabemos que depois da crise do coronavírus nada mais voltará a ser como antes. E, na verdade, estávamos demorando demais para usar toda tecnologia que existe a nosso favor para mudar a forma como vivemos. Se o mundo não parasse, de qualquer forma entraríamos em colapso.

O nosso alento, além de saber que todos estamos no mesmo barco, é que muitas pessoas, sobretudo as pessoas de espírito empreendedor, sabe que as crises são, na verdade, grandes oportunidade de criar algo novo ou tirar do papel ideias que vão solucionar os novos problemas da atualidade. E quais são os desafios que enfrentaremos a partir de agora? E aqui está um assunto para se pensar.

Um bom conteúdo muda tudo

Enquanto isso, já podemos afirmar que estamos, sim, diante de uma grande oportunidade de se reinventar. E se você continua fazendo tudo do mesmo jeito, na sua casa, é melhor repensar.

Vamos refazer nossas vidas, rever a forma como vínhamos cuidando da nossa família, como estávamos consumindo e a forma como vínhamos trabalhando para gerar renda.

Uma coisa é certa: em menos de um mês muita coisa já mudou no Brasil e no mundo. Em Veneza, com a quarentena, a qualidade da água já melhorou e os animais voltaram a circular pelos canais.  Na capital da China, onde é comum os moradores usarem máscaras para se proteger da poluição, estudos mostraram uma melhora de 21,5%. No Brasil, as praias já respiram aliadas do lixo que vínhamos produzindo.

Dentro de casa, nós sabemos que se nós não cuidarmos bem das nossas coisas e não buscarmos o equilíbrio, tudo fica velho rapidamente e a comida acaba, a água pode faltar e podemos até ficar sem internet, o que eu não gostaria nem de imaginar como seria.

– Nós podemos, a qualquer momento, mudar completamente o rumo de nossas vidas. As pessoas e empresas que não estavam satisfeitas com seus resultados, com seus relacionamentos, seus funcionários ou clientes já estão se livrando de tudo com o isolamento.

– Nós não precisamos sair de casa todos os dias da semana, principalmente de carro. Podemos fazer nossas compras mensalmente se dedicarmos mais tempo em casa para administrar o consumo. Produziremos menos lixo, porque teremos mais prazer em preparar pratos com frutas e legumes do que com produtos industrializados.

– Nós podemos, muito bem, e devemos aprender a usar toda a tecnologia que já existe ao nosso dispor, para estudar e para fazer reuniões praticamente sem custo algum. Podemos ser mais efetivos, produtos e eficientes. Isso sem contar que podemos ter muito mais autonomia para decidir qual a melhor forma (pessoal) de organizar sua rotina de descanso, estudo e trabalho.

E talvez estas mudanças, que estão apenas no começo, expliquem um pouco porque Deus colocou essa doença no mundo, como diria minha milha Julia, de 12 anos. Quanto meses mais precisaremos para começar a refazer nosso modo de viver. Compartilhe comigo as mudanças que você já está empreendendo na sua vida e na sua empresa.

Divulgue esse artigo
Publicado por

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...

marketing digital 2024 28/11/2023

Tendências de marketing digital para 2024

Conforme um novo ano se aproxima, é hora de olhar para as tendências que irão...