Parceria de negócios: 5 estratégias de sucesso para sua empresa
No mundo corporativo, crescer sozinho pode ser um desafio. As parcerias de negócios surgem como...
Você tem nas mãos um conhecimento que pode ajudar pessoas, alavancar empresas e garantir excelentes resultados para sua trajetória profissional, mas ainda não é conhecido o suficiente para atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo?
Então você precisa de um bom trabalho de assessoria de imprensa. Nos últimos anos, gerei milhares de reais em equivalência comercial, credibilidade e reputação fazendo isso para algumas marcas.
Toda vez que meus clientes saem na mídia, as pessoas me procuram dizendo que também querem dar entrevistas, ficar conhecidas nacionalmente e dar mais visibilidade a seus negócios.
Vou começar com três perguntas importantes, para você já ir colocando em prática
Estes são os pontos principais para começar, e vamos falar mais sobre eles daqui a pouquinho. Antes disso, não pense que assessoria de imprensa é coisa do passado. Sabe por quê? Na era digital, nós queremos cada vez mais nos relacionar com pessoas e não com empresas. Isso nos leva à necessidade de fortalecer nossas marcas pessoais, de ganhar notoriedade, inclusive para carregar a marca da nossa empresa com a gente.
Ser fonte para a imprensa traz muita autoridade para sua marca pessoal e, melhor ainda, muitos seguidores engajados para suas redes sociais. Em uma única entrevista, você pode ter uma audiência incrível, com alcance para todo Brasil. Você pode dar entrevista a rádios como CBN e Jovem Pan; pode participar de matérias e reportagens na Globo e na Record; portais como G1 e UOL; sem contar os vários podcasts que estão surgindo e outros veículos de comunicação.
Para você se preparar, vamos às dicas. Pegue uma folha e liste os assuntos que você domina e, claro, que podem ser úteis para seu público. Para você ter um exemplo prático, vou citar a Roseli Capudi, especialista em liderança sustentável que também tem três décadas de experiência como empresária. Ela pode falar com propriedade sobre Sustentabilidade e Gestão empresarial. Como meta para começar, ela escolheu mídias segmentadas como hotelaria e recursos humanos, além de algumas revistas nacionais.
Definidos os assuntos, você pode cuidar de seus canais digitais, comunicando em sua biografia suas especializações dentro daqueles temas listados anteriormente. Além disso, publique semanalmente conteúdos relacionados, em todas as suas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube...
Esta é a uma forma de você estar com a comunicação alinhada – integrada – em todos os canais. Você pode usar cada canal para um perfil de público, mas o seu assunto de interesse maior, de domínio real, tem que estar sempre lá bem posicionado, de modo claro, para que tanto seus amigos, potenciais clientes ou jornalistas entendam qual é o assunto do qual você gosta de falar.
Na terceira etapa, você precisa iniciar seu relacionamento com a imprensa. E como funciona isso? Primeiro que os jornalistas estão por aí, em todos os eventos e lugares por onde andamos. São pessoas comuns e acessíveis! (não é verdade, gente?)
Você pode fazer, você mesmo, a abordagem ou pode contratar um assessor de imprensa, ou seja, um jornalista que sabe vender uma ideia para outro jornalista que trabalha em redação de jornais, TVs, portais, rádios e afins.
Com o texto (release) do assunto (pauta) que você quer levar à imprensa já em mãos, você vai fazer contato com o jornalista e dizer que tem uma sugestão de pauta pra ele. Você vai apresentar sua ideia, enviar um e-mail com o release reforçando a proposta e convencê-lo de que o tema é atual, importante, uma tendência ou uma inovação… Tudo isso dizendo que quer ir ao programa.
Em alguns casos – admito – dá mais certo o próprio especialista sugerir do que o assessor ligar, porque alguns jornalistas não gostam muito de assessores (e olha que temos ótimas pautas para eles!).
O fato é que você tem que encontrar a pessoa certa na redação, o que o assessor já está acostumado a fazer. Depois, é só treinar inúmeras e repetidas vezes a forma de apresentar a pauta. Bom, feito isso, você vai dar sua entrevista.
Por experiência própria, posso dizer que você não precisa começar por grandes mídias – e nem recomendo. Você até pode, mas aceite também as oportunidades de falar para veículos menores e vá conquistando audiência. Com isso, você vai poder analisar seu discurso, ajustar postura e aprimorar sua forma de dar entrevistas até estar preparado para as mídias nacionais.
Comece agora, treine e boa sorte!!!
Leticia Maciel – Head na @brzcontent
No mundo corporativo, crescer sozinho pode ser um desafio. As parcerias de negócios surgem como...
Em um mercado de marketing para CEO cada vez mais competitivo e marcado pela conexão...
Cada empresa tem um propósito que tem valor para a sociedade, que é o que...