Como criar um departamento de marketing digital do zero

Publicado em 20 de março de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Como criar um departamento de marketing digital do zero

Diante da transformação do mercado no pós-pandemia, dos avanços da tecnologia e da necessidade de inovação, algumas empresas ficam paralisadas sem saber por onde começar sua imersão digital. Alguns não conseguem sequer vislumbrar a possibilidade de alcançar um nível de maturidade para continuar sobrevivendo. 

A boa notícia é que existe, sim, um caminho a seguir. Em 2013, fui trabalhar em uma franqueadora que estava no mercado havia 10 anos. A empresa já tinha diversos departamentos, processos de venda e cerca de 20 funcionários, mas não tinha a área comunicação e marketing. Foi uma grande experiência pra mim. Entrei como assessora de imprensa e fui construindo aos poucos cada área, mapeando processos e montando a equipe. 

A pedido do presidente da empresa, meu foco sempre foi a assessoria de imprensa, mas também comecei a fazer uma verdadeira faxina nos textos da empresa. Iniciei sozinha a correção de todos – literalmente todos – os textos da empresa, do site aos panfletos comerciais, passando por apresentações de slides e e-mails da equipe interna.

Na Assessoria de Imprensa, criei releases tanto para posicionamento de marca quanto para eventos sazonais, alinhava a comunicação com toda a rede de franqueados. Nos treinamentos, dava media training para que todos os porta-vozes usassem o mesmo discurso – de norte a sul do Brasil – e ganhássemos força nacionalmente. Foi o que aconteceu: sou-lhes – aliás – muito grata pelo respeito, adesão e reconhecimento. 

Um bom conteúdo muda tudo

Para cuidar das redes sociais, fiz uma pós-graduação em marketing digital por conta própria. Investia tudo que podia no meu aprendizado, sempre priorizando a qualidade dos textos em cada ação. Afinal, eu vinha de uma carreira de 15 anos no jornalismo, onde ganhei prática de redação. Fui repórter do Jornal O Lance, tradutora de economia na Gazeta Mercantil, produtora de programas especiais no Globo Repórter e trabalhei oito anos como redatora da agência internacional de notícias AFP.  

 

Marketing de conteúdo ou inbound marketing

Na sede da rede de franquias, eu visitava todos os departamentos quase que diariamente (às vezes, inclusive, sem nem ser tão bem recebida…), mas queria entender as necessidades de cada área para realizar meu trabalho como tem que ser realizado.   

Estudava com paixão o produto e suas inovações; acompanhava a evolução do mercado e monitorava atenta as tendências mundiais, com base na minha experiência em redação.  

Com as informações que apurava e as entrevistas que fazia, produzia de dois a três conteúdos semanais para o blog, dedicando-me com muita disciplina. Fazia atendimento atencioso aos clientes que interagiam nas redes sociais.  

Vesti a camisa, ajudei a estruturar o departamento e empreendi dentro da empresa. O retorno disso só enriquecia minha bagagem no mundo corporativo e na carreira.   

Em cinco anos, saímos em mais de mil veículos de mídia, entre jornais impressos, portais da internet, programas de rádio e Televisão. No Google Analytics, o tráfego de visitas no site só aumentava e a fatia do orgânico chegou a representar 40%.  

Ao final desta jornada, o departamento de Comunicação e Marketing Digital da empresa já contava com seis pessoas e alguns fornecedores. É claro que tudo isso aconteceu também porque existia injeção, apoio e adesão da equipe e da gestão. A empresa sempre teve foco em vendas e valorizava – justamente para vender mais – o trabalho da minha área.  

A experiência que adquiri ao longo da minha carreira e o sucesso que tive neste período me motivaram a abrir a BRZ Content, uma empresa de conteúdos que preza, acima de tudo, pela qualidade e a relevância do texto: um conteúdo estratégico.   

Resumo do departamento inicial: 

  • Comunicação integrada multicanais 
  • Assessoria de Imprensa 
  • Marketing de conteúdo  
  • Gestão de redes sociais 
  • Produçãod e videos

Se você quer implantar, treinar, fortalecer ou direcionar a área de comunicação e marketing digital da sua empresa para ampliar seus negócios, me envie um email leticiamaciel@brzcontent.com.br ou ligue (12) 99708.5038 

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