Como criar um Canal no Youtube: pautas e métricas

Publicado em 27 de maio de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

O YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, que assistem a mais de um bilhão de horas de conteúdo por dia – é o segundo maior mecanismo de busca na internet.

Os números da plataforma crescem a cada dia e, com eles, as oportunidades de anúncios e monetização.

Diferentemente do que muita gente pensa, não é necessário um orçamento absurdo de produção e nem de muito tempo para fazer vídeos de sucesso.

Você tem que ter uma boa pauta e frequência nas postagens. Crie um vídeo de conteúdo relevante, otimize palavras-chave e você poderá colocar seu conteúdo no topo dos resultados de pesquisa do Google, na aba de vídeos.

É por esta e outras razões que muitas marcas pessoais (palestrantes, jornalistas, psicólogos e educadores) e as empresas estão migrando seus esforços de SEO para um Canal no Youtube.

Lançamos recentemente o canal da jornalista Vera Magalhães. Como ela tem conteúdo relevante, credibilidade e meio milhão de seguidores somente no Twitter, em duas semanas chegamos a 10 mil seguidores. Portanto, a primeira dica é: invista nas gestão estratégica e redes sociais para divulgar seu próprio Canal no Youtube.

Confira agora mais algumas dicas importantes para começar seu canal no Youtube e não hesite em procurar a BRZ Content caso queira colocar seus planos em prática.

Um bom conteúdo muda tudo

  1. Start Galery: Comece definindo uma estratégia de conteúdo, com palavras-chave. Então, construa uma pauta das primeiras mensagens que quer comunicar nos vídeos, já pensando no posicionamento da marca.
  2. Divulgação: Escolha um dos vídeos da primeira galeria para rodar todas as redes sociais. Divulgue ao máximo seus vídeos para atrair seguidores. Use sua rede de contatos populares e influentes.
  3. Frequência e tempo: Você vai precisar de ao menos nove meses de conteúdos cadenciados, ou seja, precisa de frequência exata e constância nas postagens dos vídeos.
  4. Conteúdo: Seja espontâneo, seja você mesmo, e avalie o retorno do público a cada vídeo para saber o que está engajando mais.
  5. Influência e relacionamento: Convite pessoas que também tenham canais e redes sociais fortalecidas na internet para que vocês possam “compartilhar” seguidores. Você traz um conteúdo relevante para sua audiência e ainda conquista o público do seu convidado. De preferência que sejam públicos de interesses coincidentes.
  6. Relevância e engajamento: O Youtube vai dar relevância ao seu canal a medida que analisar o comportamento do público. Neste quesito, a métrica mais importante é o watch time, ou seja, o tempo de visualização de seus vídeos.
  7. Estratégias: Faça vídeos mais curtos. Se você quiser fazer lives e vídeos longos, depois extraia pílulas, de até 2 minutos, para aumentar o  watch time do seu canal
  8. Posicionamento/SEO: trabalhe palavras-chave nos títulos e tags estratatégicas para posicionamento do canal
  9. Você pode definir o tipo de público que você está buscando, porque isso vai ser importante para atrair anunciantes e patrocinadores no futuro.
  10. Finalizações: Crie uma vinheta como esta produzida pela BRZ Content e faça capas/miniaturas de vídeos atrativas. Você pode usar o Canva. Teste e analise os resultados. Isso é muito importante.

Dicas extras para canal no Youtube

  1. Indicadores: O CTR (Clique to Rate) é um indicador importante. No Youtube Analytics, vá até a guia Alcance para entender o tráfego do vídeo. Verifique quantas vezes a miniatura dos seus vídeos foram exibidas no Youtube e como estas impressões se converteram em visualizações e tempo de exibição.
  2. Narrativa:  Qual é a sua história? Qual é o ciclo de mensagens que você quer circular na internet? Você quer ficar conhecido por ser especialista em que assunto? Defina seu posicionamento, mas também não se preocupe demasiadamente com isso, porque a resposta virá do público.
  3. Análises e ajustes: analise os temas do Google Trends para produzir conteúdos e títulos que estão sendo buscados no momento. Produza conteúdos alinhados ao que está sendo falado e comentado em redes sociais como Twitter, Instagram e o próprio Youtube. O Youtube tem uma aba de Vídeos em alta, onde você poderá ver os temas mais buscados do momento.
  4. Estude: Por fim, você pode fazer os cursos do próprio Youtube, na Creator Academy.

Se você quer uma agência para te auxiliar neste processo, cuidar das estratégias, das peças de divulgação e te dar segurança para começar, entre em contato conosco pelo ste ou (12) 99708.5038 e contato@brzcontent.com.br

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