Como fazer live no Instagram para a sua empresa
As lives no Instagram se tornaram uma ferramenta poderosa para empresas que buscam se conectar...
Em meio à pandemia, às fakenews e aos ataques do presidente Jair Bolsonaro no sentido de enfraquecer a imprensa, muitos jornalistas estão somando esforços com a mídia tradicional para garantir a liberdade de expressão, o acesso à informação de qualidade e o debate democrático.
Nos últimos anos, os veículos de comunicação começaram a ampliar sua presença no digital, para abocanhar a audiência gigantesca da internet. A Rádio Jovem Pan abriu a PanFlix. A TV Cultura passou a transmitir programas via streaming pelo Twitter, Facebook e Youtube, e assim por diante.
Neste contexto, o Youtube, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, representa uma grande oportunidade para veículos e profissionais que querem ter mais autonomia na carreira.
Jornalistas como Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva (TV Cultura), Mariana Ferrão, ex-apresentadora do Bem-Estar da Rede Globo e Rafinha Bastos ultrapassam, juntos, a marca de 3 milhões de seguidores das redes sociais.
Com lives semanais, frequência de postagens de vídeos, convidados de áreas diversas e pautas que abrangem de saúde à política, passando por relacionamentos e questões éticas, os canais digitais dos jornalistas registram hoje mais audiência do que muitos programas de televisão, o que deve mudar nossa forma de mensurar o Ibope futuramente.
A maioria dos canais dos jornalistas famosos na internet não têm vínculos com patrocinadores, mas a tendência é que eles comecem a monetizar seus canais por duas razões: atraem audiência já conquistada em veículos tradicionais e têm a experiência da carreira para definir boas pautas (conteúdo relevante) e gravar vídeos.
Eles organizam encontros com colegas da área e conduzem entrevistas com personalidades já conhecidas no meio digital, levando ao público um debate genuíno de ideias, com informação bem apurada (como manda a profissão), qualidade técnica de áudio e vídeo e proximidade com o público.
O Youtube é gratuito e gera renda para os produtores de conteúdos relevantes. As mudanças da última década no jornalismo, que levaram a demissões em massa, somadas ao aumento das pessoas conectadas à internet no Brasil e no mundo, vem sendo um caminho para a independência financeira para os jornalistas.
Com a experiência de anos em jornalismo, competência para criar pautas e fazer apuração, é provável que este tipo de profissional consiga monetizar seus canais mais rapidamente. Para realizar este trabalho com mais estratégia, podem contar com o suporte de agências de marketing que sabem criar um canal do zero e trabalham com regras de otimização (SEO para vídeos), para indexação de vídeos no Youtube.
Se você é jornalista – ou se você não é da área mas também quer fortalecer sua marca pessoal – confira as dicas para monetizar seus vídeos no Youtube.
A pandemia reforçou esta tendência, mas alguns jornalistas começaram há alguns anos no Youtube, como é o caso de Mara Luqet, que criou um dos maiores canais de jornalismo da plataforma: o My News , em 2018. Confira agora outros jornalistas que fazem sucesso com seus canais no Youtube.
Vera Magalhães: jornalista de política no Estadão, BR Político e Apresentadora do Roda Viva. Criou seu canal com suporte da BRZ Content, em 2020, com lives semanais sobre política e outros assuntos da atualizada
Nathália Arcuri: ex-repórter de SBT e Record, ela se consagrou com um canal sobre finanças chamado Me Poupe
Gabriela Prioli, advogada e comentarista da CNN Brasil
Marco Antonio Villa, historiador e ex-comentarista de política da Rádio Jovem Pan
Leda Nagle: jornalista e apresentadora de TV
Maira Lemos: jornalista e empreendedora
Patrick Santos: jornalista, escritor e apresentador do podcast 45 do primeito tempo
Se você conhece outros jornalistas famosos no Youtube e quer contribuir para este artigo, deixe suas informações e curiosidades nos comentários, para que possamos tonar este conteúdo ainda mais completo.
Ou também: se você quer montar um canal e quer a ajuda de uma agência para fazer as configurações do canal, cuidar das postagens, criar as artes do canal, definir as tags e todas as estratégias de posicionamento e engajamento nos vídeos, entre em contato conosco pelo telefone (12) 99708.5038.
As lives no Instagram se tornaram uma ferramenta poderosa para empresas que buscam se conectar...
No mundo corporativo, crescer sozinho pode ser um desafio. As parcerias de negócios surgem como...
Em um mercado de marketing para CEO cada vez mais competitivo e marcado pela conexão...