Releases

Inteligência Emocional 24/09/2025

Mais de 60% dos universitários desistem do curso no Brasil e CIS Assessment ajuda jovens a tomar decisões profissionais mais assertivas

Ferramenta de análise comportamental da Febracis auxilia estudantes a identificar talentos e alinhar perfil pessoal à carreira 

O Brasil registra 9,98 milhões de estudantes no ensino superior, segundo a 15ª edição do Mapa do Ensino Superior 2025. Apesar do recorde, as taxas de evasão continuam alarmantes, chegando a ultrapassar 60% em alguns cursos. Segundo Vinícius Carlos, diretor da Febracis São José dos Campos e analista comportamental, esse cenário está diretamente ligado a escolhas profissionais feitas sem autoconhecimento. O método CIS Assessment, ferramenta de análise comportamental desenvolvida pela Febracis, busca preencher ao ajudar jovens a compreenderem suas competências e perfis antes de definir uma carreira.

De acordo com o analista comportamental Vinícius Carlos, a escolha da profissão é um dos momentos mais desafiadores da vida e, no Brasil, fatores como falta de orientação vocacional ampliam as incertezas. “Muitos jovens entram em cursos sem se conhecer de fato. Isso gera frustração, desmotivação e, em alguns casos, o abandono da graduação. Quando entendem seus pontos fortes e estilos de comportamento, conseguem tomar decisões mais alinhadas ao que realmente faz sentido para eles”, afirma.

Criado há 11 anos, o CIS Assessment nasceu de um sonho do fundador da Febracis, Paulo Vieira, e se diferencia das demais ferramentas de mapeamento comportamental pela profundidade e precisão, alcançando 98,8% de assertividade. Baseado em três grandes teorias da psicologia, o instrumento avalia de forma detalhada quatro dimensões: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Na prática, o recurso ajuda a identificar potenciais competências e preferências de cada estudante. “Jovens de perfil dominante, por exemplo, podem se destacar em funções que exigem liderança e tomada de decisão rápida. Já os de perfil influente tendem a brilhar em áreas que valorizam comunicação e sociabilidade. O Estável busca ambientes colaborativos e tranquilos, enquanto o Conforme se realiza em tarefas que exigem organização e precisão”, explica.

Ainda segundo o especialista, o teste não limita escolhas, mas abre possibilidades. “Quando um jovem conhece suas inclinações comportamentais, ele se sente mais confiante para tomar decisões, evita frustrações no futuro e aumenta as chances de construir uma carreira de sucesso”, reforça.

Além de apoiar estudantes, a ferramenta também é aplicada por professores, gestores escolares e famílias que desejam compreender melhor as necessidades e talentos de cada aluno. “Quando a escola e a família reconhecem o perfil do jovem, conseguem apoiá-lo de forma mais assertiva. É um ganho coletivo que impacta não só a vida profissional, mas também os relacionamentos pessoais”, completa o especialista.

Dados:https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-15/brasil/#matriculas

Sobre a Febracis 

Presente em São José dos Campos, a Febracis é referência nacional em treinamentos de inteligência emocional, gestão empresarial e liderança. São mais de 15 cursos, incluindo o método CIS (Coaching Integral Sistêmico), que trabalha com o autoconhecimento alinhado a inteligência emocional, oferecendo uma combinação de ciência comportamental e técnicas avançadas de coaching. A instituição é a maior escola de negócios da América Latina. Para saber mais, acesse: https://febracis.com/

por: Redação BRZ Content
Fale com a BRZ Content Solicitar contato