Especialista destaca a importância da qualificação técnica entre os estudantes do ensino médio para ampliar oportunidades no mercado de estágio
Uma pesquisa realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) revelou que 98% dos familiares desejam que seus filhos tenham acesso a um ensino médio integrado com formação técnica e profissional, uma escolha inteligente e estratégica que desenvolve habilidades teóricas e práticas. Segundo Igor Moreira, CEO da EvoEstágios e especialista em seleção e recrutamento, a aprovação dos pais e alunos à integração da formação técnica nas escolas demonstra um interesse em preparar o jovem para o mercado de trabalho e contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.
De acordo com a pesquisa, 239,6 mil respondentes, 98% dos responsáveis disseram apoiar essa formação, enquanto 72% dos alunos da 1ª série demonstraram interesse no itinerário técnico. A escolha dos itinerários, vai até 14 de setembro, envolve mais de 400 mil estudantes que deverão optar entre as áreas de exatas, humanas ou educação técnica profissional.
Ainda segundo Igor Moreira, a formação técnica e profissional no ensino médio é fundamental para que os jovens se destaquem na fase de estágio e atrair novas oportunidades. “O estudante aprende a lidar com as demandas das empresas, adquire conhecimento em ferramentas tecnológicas e desenvolve ideias inovadoras. Com isso, amplia suas chances de atuação profissional e ganha mais autonomia para fazer escolhas conscientes sobre sua carreira”, afirma Igor.
O especialista em recrutamento de jovens ainda destaca sobre o perfil mais procurado no mercado de trabalho. “O jovem que demonstra interesse em se desenvolver para o mercado de trabalho e enxerga que a formação técnica não é apenas uma obrigação acadêmica, mas uma oportunidade de crescimento, demonstra uma postura proativa e alinhada com o mercado. As empresas buscam profissionais que estão dispostos a se comprometer e a se engajar com seus objetivos”, explica.
Entre as áreas mais desejadas pelos jovens, a pesquisa destaca administração, desenvolvimento de sistemas, vendas e enfermagem, além do itinerário de humanas. “Os dados indicam que famílias e alunos enxergam no ensino técnico um caminho de maior empregabilidade e preparação para o futuro. A decisão definirá o percurso acadêmico e profissional dos próximos dois anos letivos”, conclui, Igor.
EvoEstágios
A EvoEstágios é uma franquia associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), especializada na seleção, gestão de estagiários e no recrutamento para vagas efetivas. Em 2021, foi destaque na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das melhores opções de franquia para trabalhar em casa. Com 190 unidades distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal, a rede está presente em todo o Brasil. Seu sistema de autogestão torna o processo de contratação mais ágil, simplificado e assertivo, garantindo soluções eficientes tanto para empresas quanto para candidatos. Com mais de 30 mil estagiários contratados desde 2020, a Evo conecta talentos a empresas de forma humanizada, eficiente e alinhada às necessidades do mercado. Saiba mais em https://evoestagios.com.br/