Parceria de negócios: 5 estratégias de sucesso para sua empresa
No mundo corporativo, crescer sozinho pode ser um desafio. As parcerias de negócios surgem como...
Você já parou para pensar se você é um chefe ou um líder? Pois saiba que existem muitas diferenças e isso pode influenciar diretamente no faturamento da sua empresa. Afinal, colaboradores motivados produzem mais, o que significa mais faturamento.
Ser “chefe” hoje, apontam especialistas, significa ser um profissional do passado. Isso porque esse modelo está ligado a autoritarismo e controle. É um exemplo de gestão vertical, onde a hierarquia é o mais importante. E isso não cabe mais no mundo corporativo de hoje. Ou, simplesmente, no mundo.
Já o líder poderia ser chamado de profissional do futuro, mas é mesmo um modelo de liderança que deve ser adotado no presente. É o profissional do agora, mais humano, cujas características são empatia, honestidade e transparência. O líder foca nas pessoas, com isso sabe motivar sua equipe e por consequência consegue resultados melhores que o chefe. Sem stress e sem medo.
O conceito de líder, ao contrário do chefe, passa por promover um ambiente de trabalho horizontalizado. O que isso significa? O modelo horizontalizado pressupõe um ambiente onde cada um tem seu nível de responsabilidade e cada colaborador pode manifestar o seu melhor. Ambientes flexíveis e mais democráticos permitem que os colaboradores se sintam livres para manifestar sua criatividade e inovar. Com a certeza de que serão ouvidos. Com isso, as potencialidades se complementam.
O pesquisador Dave Ulrich e sua equipe, da Universidade de Michigan, citam no livro O Código da Liderança, características do líder. Veja quais são:
Não existe mais vestir uma capa de pessoa trabalhadora e ir para o escritório. O líder, assim como os colaboradores, são pessoas reais. Ser líder é ser você mesmo, como toda autenticidade que isso pressupõe.
No mundo pós-pandemia, onde não cabe mais o bordão “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, o jeito é se adaptar e escolher de vez se você é um chefe ou um líder. Spoiler: chefes estão em extinção. O verdadeiro líder trilha esse caminho.
No mundo corporativo, crescer sozinho pode ser um desafio. As parcerias de negócios surgem como...
Em um mercado de marketing para CEO cada vez mais competitivo e marcado pela conexão...
Cada empresa tem um propósito que tem valor para a sociedade, que é o que...