Como fazer live no Instagram para a sua empresa
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Não é preciso muito para perceber, basta olhar em volta: o WhatsApp é o principal canal de comunicação utilizado no dia a dia das pessoas. Fato que os números comprovam: em todo o mundo, o WhatsApp já alcançou a marca de 2 bilhões de usuários ativos, segundo informação divulgada em fevereiro de 2020 no blog oficial do aplicativo. No Brasil, há 120 milhões de usuários ativos, segundo dados de 2019. Então, use o WhatsApp para vender mais e conquistar clientes.
Ou seja, se as pessoas passam em média 4 horas e 41 minutos por dia olhando para o celular (informação do Global Digital Insights 2020, em pesquisa realizada pela parceria da Hootsuite com a We Are Social, divulgada anualmente), fica claro que o WhatsApp é uma ótima plataforma para qualquer profissional ou empresa oferecer seus produtos e serviços.
Veja aqui 5 razões para usar o WhatsApp nas estratégias de Marketing Digital do seu negócio:
Para as empresas, o WhatsApp tem uma solução exclusiva: o WhatsApp Business. O aplicativo está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acessado nos desktops através da sua plataforma online, o WhatsApp Web, que você pode abrir no navegador.
O aplicativo é bem semelhante à versão comum do WhatsApp. Mas a vantagem é que ele possui vários recursos que permitem que as empresas se comuniquem de forma mais efetiva com seus clientes. Ou seja: use o WhatsApp para vender mais e conquistar clientes.
Veja aqui as vantagens de usar o WhatApp Business:
É comum que as empresas que trabalham com a venda de produtos queiram divulgar uma série de imagens dos itens para facilitar a visualização do que é comercializado para os seus clientes. Quem nunca recebeu uma sequência de várias fotos em algum grupo de WhatsApp quando alguém quer fazer esse tipo de divulgação? Usando o WhatsApp Business não será mais necessário recorrer a esse tipo de publicação. No próprio perfil comercial, as empresas podem criar o seu catálogo de produtos. Para acessar esse recurso, vá até Menu → Configurações → Configurações da empresa → Catálogo
Através dele, você já pode deixar salva toda a lista de produtos, evitando ficar com várias fotos salvas na memória do seu smartphone. Caso trabalhe com a entrega de algum tipo de serviço, essa funcionalidade também vai facilitar sua comunicação, já que para cada item você pode cadastrar, além de uma foto ou imagem, qual o nome, o preço e até mesmo um campo personalizado de descrição.
O recurso de estatísticas de mensagens do aplicativo permite que as empresas possam revisar métricas simples por trás das mensagens enviadas. Você pode ver de forma rápida quais os principais indicadores sobre a atividade da sua conta, como o volume de mensagens lidas, recebidas, enviadas e entregues.
Para acessar esse recurso, vá até Menu → Configurações → Configurações da empresa → Estatísticas
Com isso você tem um resumo completo das estatísticas que ajudam a entender a efetividade das suas mensagens e estratégias nesse canal.
Um dos grandes benefícios de utilizar o WhatsApp Business nas suas estratégias de Marketing Digital é a possibilidade de enviar diversos formatos de mensagens e mídia. Você não precisa ficar limitado ao uso de textos e links. Explore também as possibilidades de enviar arquivos de texto, imagens, vídeos e até arquivos em PDF que seriam mais difíceis de mandar através de outros canais de marketing.
Um dos melhores espaços para utilizar no seu perfil de empresa do WhatsApp Business é a parte de perfil e status. É lá que você pode incluir as principais informações do seu negócio, do endereço até os horários de atendimento. E também pode ser utilizado para incluir links que levam até as suas páginas principais de geração de Leads. Outro ponto positivo do WhatsApp Business é que ele permite incluir mais de um link na área de perfil. Isso significa que além de incluir a URL do seu site, você também pode adicionar mais algum link para uma Landing Page ou outra ferramenta.
Personalizar seus contatos, entregando informações e conteúdos relevantes que não são lançados em nenhum outro canal, é uma das principais maneiras de cativar seus Leads e utilizar essa audiência para gerar novas conversões no futuro.
Você pode seguir a mesma linha de outros canais) e desenvolver uma sequência de mensagens personalizadas, enviadas a cada dia para os contatos. No fim dessa série de contatos em que gerou valor e entregou informações relevantes, você pode incentivar seu público a entrar em contato para conhecer suas soluções.
Por isso, trabalhe com uma comunicação focada na resolução de problemas da sua audiência, para comprovar como pode ajudá-los.
Não pense que é preciso selecionar todos os contatos manualmente ao mandar uma mensagem, já que esse é um processo bastante trabalhoso. Com o WhatsApp Business, você consegue fazer a segmentação da sua base de contatos utilizando o recurso de etiquetas. Em cada bate-papo, você tem a opção de adicionar ou remover marcadores desse contato. Logo, é possível acessar o menu para ver a relação de todos os seus marcadores. Ao clicar em um deles, você será direcionado à lista de contatos que possui esse mesmo marcador.
Vendas mais rápidas
Como o WhatsApp consegue trazer respostas mais rápidas, esse é o canal perfeito para agilizar o processo na parte de vendas e tratar pontos como:
• Detalhes sobre valores e contratos;
• Melhor horário para fazer um contato mais direto por telefone;
• Quais informações o Lead ainda precisa para aprovar um contrato;
• Envio de conteúdos que ajudem na tomada de decisão.
O WhatsApp também pode ser o principal canal para receber pedidos recorrentes. Esse processo de recebimento de pedidos através desse canal também vai facilitar o seu trabalho de marketing, já que você terá uma lista de contatos com todo o histórico de compra.
Com isso você pode avaliar quais aqueles que estão há muito tempo sem realizar um novo pedido para criar campanhas de descontos ou outros tipos de promoção, mantendo sua base de clientes fiéis.
Faça e Receba Pagamentos
Com a nova opção disponibilizada pelo WhatsApp agora já é possível também receber e fazer pagamentos (através da ferramenta.
Para isso é preciso adicionar uma única vez um cartão de débito, um cartão múltiplo com a função débito, ou um cartão pré-pago emitido por um dos bancos participantes para enviar e receber dinheiro. Os dados bancários e dos cartões são armazenados e criptógrafos em uma rede segura.
Você pode ver o status das transferências diretamente nas conversas ou o histórico das transações nas configurações dos serviços de pagamentos. O serviço de pagamentos no WhatsApp é habilitado pelo Facebook Pay e pelo Facebook Pagamentos (entidade autorizada pelo Banco Central) e processado pela Cielo no Brasil.
O contato que recebeu o dinheiro deve tocar em “aceitar pagamento” para que a quantia seja enviada para a conta bancária também cadastrada por ele no app.
Como compartilhar e promover o seu WhatsApp para os clientes?
O primeiro passo para começar a utilizar o WhatsApp no atendimento dos seus clientes é divulgando que possui esse canal de comunicação disponível. Mas na prática, como compartilhar essa informação?
Veja os 2 principais caminhos:
Mas, atenção: com esse canal, o volume de respostas é significativamente maior e você precisa manter a comunicação instantânea e rápida para o público permanecer engajado. Se você não der uma resposta rápida às consultas geradas via WhatsApp, os riscos são ainda maiores de perder um possível cliente.
E se você ainda tem dúvidas de usar esse recurso, foi divulgada a informação de que mais de 80% das pequenas empresas no Brasil afirmam que o WhatsApp ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios (fonte: estudo Morning Consult). Então não dá para deixar de usar essa solução para o seu negócio: use o WhatsApp para vender mais e conquistar clientes..
Não importa se você trabalha com imóveis, educação, comércio eletrônico, viagens ou qualquer outro segmento. Essa estratégia com foco em geração de vendas pelo WhatsApp através das ações de Marketing Digital pode não apenas alavancar a sua marca no mercado, mas também ajudá-lo a criar uma conexão única e cada vez melhor com seu público-alvo!
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