Por Letícia Maciel
Letícia Maciel – jornalista e fundadora da empresa de conteúdos BRZ Content
São José dos Campos (SP) – BRZ Content, antes de mais nada, vem do amor à palavra, vem da paixão por comunicação, do ímpeto incessante de conhecer, de descobrir o outro, de visitar novos lugares e de explorar conteúdos diversos aqui e mundo afora.
Em 2018, quando decidi abrir uma empresa de conteúdo, já tinha em meus arquivos um logotipo com o nome BRZ Content, criado pelo amigo e designer Felipe Nunes, um dos profissionais da área que mais admiro. Cinco anos antes (2013), prestando serviço para algumas empresas, precisei abrir uma MEI (Microempreendedor individual).
Na mesma época, participei do 1º Summit de Marketing Digital da RD Station, em Florianópolis (SC), onde tive o privilégio de ouvir os maiores especialistas de conteúdos digitais do mundo, a maioria deles americanos.
Desde então, a palavra “content” não me saiu da cabeça. Por lá, já se ouvia em todas as palestras “Content is king”. O conteúdo já era considerado o centro de todas as estratégias bem-sucedidas do marketing de conteúdo.
Assim, decidi unir minha paixão por idiomas ao que hoje faço de melhor: produzir textos. Deu-se origem, portanto, ao termo Brasil Conteúdo, de onde BRZ Content.
Hoje, para produzir conteúdos estratégicos, aplico conceitos de minha formação em Comunicação Social/Jornalismo, 1997-2000, PUC de São Paulo) e conhecimentos de minha experiência de 20 anos de trabalho em jornais, revistas e agências de notícias.
A BRZ Content nasceu para ser uma empresa de produção de conteúdos com base nos princípios éticos do jornalismo. Sim, temos um nome em inglês porque queremos atender empresas estrangeiras que estão se instalando no Brasil.
Aos 21 anos, morei na França, onde me tornei fluente no idioma, e já viajei para diversos países como EUA, Bolívia, Peru, Alemanha, Espanha, Itália, entre outros. O inglês aprendi no Brasil, mas tenho facilidade em falar alguns idiomas.
O desejo de atender clientes internacionais também vem dos enormes aprendizados que sempre tive nos trabalhos já realizados com profissionais franceses (France Télévision, Agence France Presse, Câmara de Comércio França Brasil e Aliança Francesa).
A BRZ Content é, portanto, uma empresa de conteúdos estratégicos para marketing digital.
A força do nosso trabalho consiste na criação de uma comunicação estratégica que conduz toda a produção de textos para os canais de uma marca na internet: sites, blogs, redes sociais, canais de vídeos e imprensa.