Releases

Relacionamento 22/04/2024

Diálogo aberto: solteiros preferem se relacionar com pessoas que falam a verdade sobre o que sentem

Tatiana de Sá Manduca, autora de dois livros sobre o amor, fala sobre diálogo na relação. Nos EUA, pesquisa revela que 52% dos solteiros preferem saber o que o outro tem a dizer

 

release solteiros

 

São Paulo, março de 2024 – À medida que a dinâmica dos relacionamentos evolui, os solteiros não apenas buscam o amor, mas parcerias verdadeiras que prometem transcender barreiras. É o que mostra a Pesquisa ‘Singles in America 2023’, estudo anual realizado nos Estados Unidos que investiga os hábitos, atitudes e comportamentos dos solteiros. Entre os americanos, os três fatores mais importantes para um relacionamento saudável, para esse público, são: confiança, comunicação efetiva e respeito mútuo como os três fatores mais importantes para um relacionamento saudável.

Será que isso também acontece com os brasileiros?

Em um mundo onde a disposição para falar sobre os sentimentos é considerada um sinal claro de compromisso, a relação entre diálogo e saúde psicológica nos relacionamentos se torna mais evidente do que nunca.

A psicóloga Tatiane de Sá Manduca, escritora e especialista em relacionamentos, oferece uma perspectiva esclarecedora sobre a importância do diálogo e traz a reflexão em seu livro Será que é Amor?

“O diálogo pode abrir portas para uma relação. Implica uma presença mútua, onde ambos são presentificados, demonstrando abertura, interesse e disposição para se envolverem um com o outro”, escreve.

Ainda segundo a pesquisa, 68% dos solteiros americanos demonstram confiança em sua capacidade de comunicar suas necessidades de forma eficaz em um relacionamento.

Ela ressalta que o diálogo atua como um mediador entre os dois mundos individuais dos parceiros, desde os estágios iniciais de conhecimento mútuo até os momentos mais profundos de intimidade. “O diálogo acompanha desde a ‘entrada’, seguindo para o ‘prato principal’, a ‘sobremesa’ e um cafezinho no ‘menu’ amoroso que estamos prestes a degustar”, acrescenta.

Manduca também destaca os desafios que surgem quando o diálogo é comprometido nos relacionamentos. “Esse desencontro entre as palavras fecha as portas das possibilidades de diálogo, da possibilidade de escutar na tentativa de uma possível aproximação do mundo alheio a nós”, observa ela.

No turbilhão da vida moderna, o diálogo se empobrece enquanto nos submetemos à velocidade dos acontecimentos diários, onde as palavras são atiradas como flechas rápidas, perdendo a essência da comunicação genuína. Exemplo disso é ouvir um áudio no 2.0. Na ânsia pela produtividade, deixamos de lado a necessidade que temos em dialogar, para nos fazer entender escutar o outro…imprescindível para qualquer relação ou relacionamento, como arte de expressar claramente nossos pensamentos e sentimentos.

Em última análise, é crucial reconhecer a importância do diálogo na construção de relacionamentos saudáveis e gratificantes. Negar sua relevância seria ignorar uma ferramenta vital para promover a compreensão mútua, fortalecer a confiança e nutrir a saúde psicológica de ambos os parceiros.

Sobre a pesquisa ‘Singles in America 2023’

A pesquisa de 2023 se fundamenta em atitudes e comportamentos extraídos de uma amostra demograficamente representativa de 5.035 solteiros nos EUA, com idades variando entre 18 e 77 anos. As gerações são categorizadas da seguinte forma: Geração Z (18-26 anos), Geração Y (27-42 anos), Geração X (43-58 anos) e Baby Boomers (59-77 anos). O Singles in America mantém sua posição como a pesquisa científica anual mais abrangente sobre solteiros americanos.

por: Redação BRZ Content
Fale com a BRZ Content Solicitar contato