Neste momento em que a opinião pública discute temas importantes como o combate ao racismo, o direito de fala da mulher negra e a diversidade, o Jacques Janine Colinas separou uma série de dicas de cuidados especiais para cabelo afro. A iniciativa marca o Dia da Consciência Negra, celebrado todos os anos em 20 de novembro, e valoriza a luta pela igualdade racial.
Por longos anos, muitas pessoas não assumiram seus cabelos por não terem acesso a produtos, recursos e a profissionais especializados. Hoje, graças aos avanços da tecnologia, ficou mais fácil usar cabelo afro. A indústria de cosméticos investiu em produtos específicos e muitos cabeleireiros passaram a estudar cortes e mechas para este tipo de cabelo.
Nos salões do Jacques Janine em São José dos Campos, a procura pelo tratamento de transição capilar aumentou muito nos últimos anos. As pessoas estão descobrindo a real beleza de sua origem, dos cachos livres, sem estereótipos ou rótulos. As mulheres – e também os homens – agora aceitam mais os seus cabelos naturais porque encontram recursos para cuidar bem deles.
“A transição capilar devolve aos cabelos a forma e a textura naturais; removendo todo processo químico dos fios que foram alisados. Normalmente, é preciso cortar e usar uma série de tratamentos com produtos de hidratação”, diz a cabeleireira Viviane Freire, especialista em corte, tintura e tratamento para cabelo afro no Jacques Janine.
“A transição total pode levar de um ano e meio a três anos, dependendo do tipo, do tamanho e da quantidade de química que o cabelo recebeu ao longo dos anos. O cronograma inclui etapas importantes como nutrição e reconstrução dos fios’, completa Viviane.
Nos salões do Jacques Janine – tanto no Shopping Colinas quanto no CenterVale – os profissionais recebem formação específica e usam produtos próprios para este tipo de cabelo. Assim, é possível garantir segurança e qualidade no resultado dos procedimentos. O uso indevido de alguns produtos pode danificar os fios.
“Para quem está no processo de transição capilar ou deseja iniciá-lo, tenho algumas dicas: pare de usar químicas, mantenha a hidratação diária e atente-se para o uso de térmicos, como chapinha e secador”, recomenda a especialista do Jacques Janine Colinas.
“É importante também ter paciência no momento de desembaraçar os cabelos, uma vez que eles estarão com texturas diferentes. Prefira pentear os cabelos enquanto eles ainda estão molhados, com o auxílio de cremes e pentes de dentes largos, para evitar a quebra dos fios”, diz Viviane.
Ela mesma dona de cabelos cacheados, diz que o melhor lado de toda transformação que estamos vivendo é cada um poder ter o cabelo que escolhe. “Nós temos recursos para tudo ou quase tudo, atualmente, no que diz respeito a cabelos”, afirma.
BRZ Content – Assessoria de Imprensa
Tatiana Olivetto – 12 997085038