Na manhã deste sábado (2/4), a psicóloga Aline Korting, da Clínica Arboretá, participa de uma roda de conversa com professores e coordenadores pedagógicos do Colégio Univap a fim de orientá-los sobre como identificar sinais e lidar com a manifestação de depressão, ansiedade e outros transtornos ligados ao bem-estar emocional de adolescentes no ambiente escolar. O intuito da parceria é esclarecer dúvidas, compartilhar informações e indicar novos caminhos para o suporte atento e humanizado a alunos.
Em um contexto de volta às aulas presenciais e de reestruturação das relações sociais dos estudantes, após períodos de isolamento e aulas remotas na pandemia, profissionais da educação buscam vivências e estratégias pedagógicas que se adequem melhor a esta nova realidade de convívio.
Pesquisa realizada em setembro de 2021 pelo Instituto Península –organização do terceiro setor que atua na área de Educação— aponta que 57% dos professores entrevistados entendem como um desafio recuperar a aprendizagem de alunos no retorno do ensino a distância, ao mesmo tempo em que 53% dentre os consultados sentem que os jovens estão desmotivados e 58% sinalizam a importância do acolhimento dos estudantes em conjunto com a família. A psicologia, nessa conjuntura, torna-se forte aliada a esta reconstrução.
“O distanciamento imposto pela pandemia exige, de fato, um novo olhar sobre os adolescentes que retornam à sala de aula, agora mais frágeis às situações do dia a dia. Neste momento, o que percebo em contato com diversas escolas e com pais de alunos, em São José dos Campos, é mesmo uma preocupação em torno da saúde mental desses jovens, pois são aspectos que impactam não só no trato pessoal, mas também na saúde física e no próprio desempenho escolar”, afirma Aline.
O encontro no Colégio Univap, programado para reunir cerca de 20 profissionais ligados ao Ensino Fundamental Anos Finais da instituição (do sexto ao oitavo ano, portanto), será na unidade Aquarius, à zona oeste de São José dos Campos, das 8h às 12h. A iniciativa da escola em promover debates entre profissionais da educação e da psicologia visa aprimorar a capacitação de seu corpo docente para situações sensíveis da rotina entre alunos e professores.
“O acompanhamento dos pais em consultório e em casa é fundamental para a saúde mental do adolescente, mas é fundamental que a escola também esteja atenta ao comportamento de seus alunos para contribuir com ações que promovam o bem-estar deles em momentos de crise ou alterações de humor, por exemplo. Esse debate que estamos promovendo é muito importante para o estabelecimento de um cuidado integrado com esse grupo”, finaliza Aline.
A unidade Aquarius do Colégio Univap fica situada à rua Doutor Tertuliano Delphim Júnior, 181, no Jardim Aquarius.
Sobre a Clínica Arboretá
Recém-inaugurada no Jardim Aquarius, a Clínica Arboretá foi idealizada pela médica Lidiane Agapito, especializada em psiquiatria, em parceria com a psiquiatra Juliana Vieira e com as psicólogas Aline Korting e Pollyana Maciel. A clínica oferece atendimento integrado voltado a saúde mental para todas as idades.
BRZ Content – Assessoria de Imprensa
Letícia Maciel (12) 99708-5038
leticiamaciel@brzcontent.com.br
www.brzcontent.com.br