Releases

Qualidade de vida 27/08/2021

A vida é um grande jogo e isso não é uma metáfora

O psicanalista especializado em jogos de autoconhecimento Nickson Gabriel fala do tabuleiro indiano Maha Lilah e do aprendizado de ouvir o coração.

psicanalista e especialista em jogos de autoconhecimento Nickson Gabriel, criador da metodologia O Jogo da Vida

O Jogo da Vida é uma ferramenta que pode ser usada individualmente ou em terapias. Nickson Gabriel já formou mais de 4.000 mil pessoas, a metade delas psicólogos.

Se a vida fosse um jogo, em que casa você se encontraria neste momento? Os desafios que você enfrenta não seriam obstáculos que te levarão para uma etapa mais avançada rumo à felicidade e à plenitude?
Para responder a estas perguntas, o psicanalista especializado em jogos de autoconhecimento Nickson Gabriel criou uma metodologia chamada O Jogo da Vida. A principal ferramenta do jogo é o Maha Lilah, um jogo milenar da tradição indiana chamado Maha Lilah.
O Jogo da Vida tem 72 casas, entre elas as casas que nos mostram os lados positivos e negativos de cada momento que vivemos.
“O caminho do autoconhecimento é um caminho profundo e representa um desafio para cada um de nós, mas pode ser trilhado de forma lúdica neste jogo. Tanto nossa vida pessoal quanto a vida profissional estão a serviço do nosso autoconhecimento. Aprender a jogar o jogo da vida é ir em direção à cura de nossa criança ferida”, diz o psicanalista.
“Só somos nós mesmos quando estamos conseguindo amar de verdade, mas antes precisamos curar as feridas que cobrem nosso coração. Na jornada do autoconhecimento, entramos em contato com emoções negadas. Nem sempre é prazeroso e alegre, mas pode ser instigante como um jogo que jogamos na infância”, acrescenta.
Além do Maha Lilah, esta metodologia trabalha os 12 arquétipos de personalidade, símbolos e imagens culturais registrados no inconsciente coletivo e revisitados pelo psicólogo suíço Carl Gustav Jung.
O arquétipo do Órfão, por exemplo, nos chama para a necessidade de tocar nossa ferida primordial de abandono e fala do desejo inconsciente e negado de pertencer. Fala de algum momento do passado em que precisamos dar conta sozinhos. Isso também traz qualidades, pois neste “se virar sozinho” também desenvolvemos habilidades fundamentais que ajudam a forjar em nós as qualidades necessárias para percorrermos o caminho e a avançar para o próximo arquétipo.
O Jogo da Vida é uma ferramenta que pode ser usada individualmente ou em terapias. Nickson Gabriel já formou mais de 4.000 mil pessoas, a metade delas psicólogos.
Nickson Gabriel é psicanalista especialista em jogos de autoconhecimento e diretor-fundador do Instituto O Jogo da Vida. Foi o primeiro a oferecer a formação do jogo indiano Maha Lilah no Brasil e se dedica atualmente à criação de um jogo para desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes.

BRZ Content & Marketing
Assessoria de Imprensa

por: Redação BRZ Content
Fale com a BRZ Content Solicitar contato