Quando é o momento certo para contratar uma assessoria de imprensa?

Publicado em 12 de agosto de 2024 Publicado por Redação BRZ Content

Maria Rita Singulano, presidente da ACONVAP em entrevista à CBN


O papel da assessoria de imprensa é, acima de tudo, construir um relacionamento com a mídia, como uma forma de prestar serviço e esclarecimento à população, abordando assuntos sobre o seu negócio que tenham potencial de se tornar notícia.

Pequenas, médias e grandes empresas podem contratar a assessoria de imprensa, e o primeiro passo é definir o objetivo deste serviço à empresa.

“A presença na mídia ajuda a construir e reforçar a autoridade do negócio no mercado. Além disso, mostra para a opinião pública que o porta-voz tem domínio sobre os temas do nicho em que atua. Para isso, é preciso estratégia e conhecimento”, comenta a jornalista Letícia Maciel.

De acordo com a Content Marketing Institute, empresas que utilizam estratégias de conteúdo bem definidas têm seis vezes mais chances de alcançar sucesso do que aquelas que não utilizam. A assessoria de imprensa, portanto, trabalha para produzir e disseminar conteúdos que não apenas informam, mas também engajam e fidelizam o público.

Elaboramos um checklist estratégico que vai te ajudar a entender quando é o momento certo de contratar uma assessoria de imprensa.

Leia também: Assessoria de imprensa: uma saída eficiente para o seu negócio

Tenha em mente o principal objetivo da assessoria de imprensa para o seu negócio

Sua empresa visa construir uma imagem de marca sólida no mercado?

Um bom conteúdo muda tudo

  • Você deseja ampliar sua audiência?
  • Precisa lançar um novo serviço ou produto?
  • É especialista no assunto e aspira reforçar a credibilidade?

Esclareça ao time de comunicação e marketing quais são os resultados almejados pela sua empresa. Nesta etapa de diagnóstico inicial, é preciso garantir o alinhamento das rotas de comunicação estratégica conforme a necessidade de curto, médio e longo prazo e orientação de exposição voltada para geração de negócios.

De maneira geral, a assessoria de imprensa atua como uma bússola, orientando sua marca para os lugares certos na mídia. Posicionar sua empresa nos holofotes corretos, no momento adequado, é a chave para o sucesso.

Leia mais sobre identidade de marca: Como trazer personalidade a sua marca

Estrutura organizacional para atender a demanda

Sua empresa possui uma estrutura interna de comunicação que vai suprir a demanda da imprensa? Neste ponto, é fundamental que exista um canal aberto de comunicação entre todas as áreas.

Do operacional ao CEO, todos podem contribuir com o trabalho da assessoria de imprensa, compartilhando informações, números, lançamentos de produtos ou serviços e novas práticas que tenham relevância aos jornalistas.

O advogado especialista em regularização fundiária, Fábio Asdente Navarro, revela como tem sido o trabalho de assessoria de imprensa realizado pela BRZ Content.

“A equipe da BRZ é profundamente interessada em compreender a legislação e suas aplicações, e isso estreita o relacionamento com a mídia, por tratar-se de um tema relevante para a população em geral e de difícil compreensão”, conta o especialista.

Assista outras matérias dos nossos clientes na mídia, aqui.

Defina um porta-voz que represente a organização

Esta pessoa é o profissional responsável por disseminar a informação planejada estrategicamente pela assessoria de imprensa. Portanto, é imprescindível ter disponibilidade para conceder entrevistas aos veículos de comunicação.

É importante que o porta-voz tenha uma visão clara dos valores e objetivos da empresa, para que possa representá-la de forma adequada. Além disso, ter conhecimento técnico do assunto é fundamental. Afinal, este profissional será definido como o especialista no assunto do nicho relacionado ao seu negócio.

Contratar uma assessoria de imprensa é uma decisão estratégica que vai trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, especialmente em momentos de lançamento de produtos, ou construção de reputação.

A BRZ Content está focada em construir estratégias alinhadas ao propósito da sua marca, levando informações relevantes e de qualidade à sua audiência. Com uma abordagem personalizada e um profundo conhecimento do mercado, a BRZ se destaca como a parceira ideal para elevar a visibilidade e a reputação da sua empresa.

Se você está pronto para dar o próximo passo na comunicação da sua marca, a BRZ Content pode ser sua assessoria de imprensa de confiança.

Divulgue esse artigo
Publicado por

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

10/04/2025

Assessoria de imprensa para eventos: credibilidade e impacto

Há muitas formas de potencializar os resultados de um evento, para tornar seus efeitos mais...

18/03/2025

O que todo mundo quer saber sobre assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa: ser entrevistado por jornalistas confere autoridade e credibilidade ao mercado e à...

27/02/2025

Como fazer para ficar conhecido nacionalmente?

Para ficar conhecido nacionalmente na era digital, entender o trabalho de assessoria de imprensa é...