Quando é o momento certo para contratar uma assessoria de imprensa?

Publicado em 12 de agosto de 2024 Publicado por Redação BRZ Content
Optar pelo serviço de assessoria de imprensa demanda estrutura de comunicação engajada entre empresa, agência e jornalistas

O papel da assessoria de imprensa é, acima de tudo, construir um relacionamento com a mídia, como uma forma de prestar serviço e esclarecimento à população, abordando assuntos sobre o seu negócio que tenham potencial de se tornar notícia.

Pequenas, médias e grandes empresas podem contratar a assessoria de imprensa, e o primeiro passo é definir o objetivo deste serviço à empresa.

“A presença na mídia ajuda a construir e reforçar a autoridade do negócio no mercado. Além disso, mostra para a opinião pública que o porta-voz tem domínio sobre os temas do nicho em que atua. Para isso, é preciso estratégia e conhecimento”, comenta a jornalista Letícia Maciel.

De acordo com a Content Marketing Institute, empresas que utilizam estratégias de conteúdo bem definidas têm seis vezes mais chances de alcançar sucesso do que aquelas que não utilizam. A assessoria de imprensa, portanto, trabalha para produzir e disseminar conteúdos que não apenas informam, mas também engajam e fidelizam o público.

Elaboramos um checklist estratégico que vai te ajudar a entender quando é o momento certo de contratar uma assessoria de imprensa.

Leia também: Assessoria de imprensa: uma saída eficiente para o seu negócio

Tenha em mente o principal objetivo da assessoria de imprensa para o seu negócio

Sua empresa visa construir uma imagem de marca sólida no mercado?

Um bom conteúdo muda tudo

  • Você deseja ampliar sua audiência?
  • Precisa lançar um novo serviço ou produto?
  • É especialista no assunto e aspira reforçar a credibilidade?

Esclareça ao time de comunicação e marketing quais são os resultados almejados pela sua empresa. Nesta etapa de diagnóstico inicial, é preciso garantir o alinhamento das rotas de comunicação estratégica conforme a necessidade de curto, médio e longo prazo e orientação de exposição voltada para geração de negócios.

De maneira geral, a assessoria de imprensa atua como uma bússola, orientando sua marca para os lugares certos na mídia. Posicionar sua empresa nos holofotes corretos, no momento adequado, é a chave para o sucesso.

Leia mais sobre identidade de marca: Como trazer personalidade a sua marca

Estrutura organizacional para atender a demanda

Sua empresa possui uma estrutura interna de comunicação que vai suprir a demanda da imprensa? Neste ponto, é fundamental que exista um canal aberto de comunicação entre todas as áreas.

Do operacional ao CEO, todos podem contribuir com o trabalho da assessoria de imprensa, compartilhando informações, números, lançamentos de produtos ou serviços e novas práticas que tenham relevância aos jornalistas.

O advogado especialista em regularização fundiária, Fábio Asdente Navarro, revela como tem sido o trabalho de assessoria de imprensa realizado pela BRZ Content.

“A equipe da BRZ é profundamente interessada em compreender a legislação e suas aplicações, e isso estreita o relacionamento com a mídia, por tratar-se de um tema relevante para a população em geral e de difícil compreensão”, conta o especialista.

Assista outras matérias dos nossos clientes na mídia, aqui.

Defina um porta-voz que represente a organização

Esta pessoa é o profissional responsável por disseminar a informação planejada estrategicamente pela assessoria de imprensa. Portanto, é imprescindível ter disponibilidade para conceder entrevistas aos veículos de comunicação.

É importante que o porta-voz tenha uma visão clara dos valores e objetivos da empresa, para que possa representá-la de forma adequada. Além disso, ter conhecimento técnico do assunto é fundamental. Afinal, este profissional será definido como o especialista no assunto do nicho relacionado ao seu negócio.

Contratar uma assessoria de imprensa é uma decisão estratégica que vai trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, especialmente em momentos de lançamento de produtos, ou construção de reputação.

A BRZ Content está focada em construir estratégias alinhadas ao propósito da sua marca, levando informações relevantes e de qualidade à sua audiência. Com uma abordagem personalizada e um profundo conhecimento do mercado, a BRZ se destaca como a parceira ideal para elevar a visibilidade e a reputação da sua empresa.

Se você está pronto para dar o próximo passo na comunicação da sua marca, a BRZ Content pode ser sua assessoria de imprensa de confiança.

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