
O que todo mundo quer saber sobre assessoria de imprensa
Assessoria de imprensa: ser entrevistado por jornalistas confere autoridade e credibilidade ao mercado e à...
As mudanças ocorridas pela pandemia afetaram significativamente diversos segmentos pelo mundo e com a área de marketing digital, não podia ser diferente. Diante de um cenário ainda incerto do que será 2021, a área de comunicação apresenta um panorama diverso e significativo para aqueles que desejam transformar seus negócios e alavancar suas vendas. A resposta está no investimento em marketing e mídias sociais, uma vez que migramos 100% para o meio digital.
Conheça as principais tendências de marketing digital para o ano de 2021; adapte sua estratégia e planeje-se mais maiores resultados em seus negócios.
É fato também que empresas e marcas pessoais tiveram que reunir estratégias para garantir posicionamento e relevância, diante de consumidores que pedem cada vez mais conteúdos que gerem identificação, empatia e pertencimento.
Ao mesmo tempo, 2020 foi marcado por novidades nos aplicativos clássicos de mídias sociais e até o surgimento de novas plataformas. Hoje, as mídias sociais não servem somente para uma foto bonita ou uma dancinha despretensiosa; elas tornaram-se verdadeiras ferramentas de vendas e branding.
Se você quer estar por dentro das principais tendências da área de marketing digital e fazer seu negócio crescer no meio digital, confira a matéria e prepare-se para fazer os ajustes necessários em sua estratégia para 2021.
1) Foque na experiência do usuário
Mais conhecido como UX (user experience), essa tendência permite que o marketing seja cada vez mais interativo e que seu público participe ativamente das propostas do seu negócio. UX existe em diversas áreas; desde o design de um site, a chamada de um anúncio, a funcionalidade de um aplicativo e o funcionamento de um chatbot. Durante a pandemia, tornou-se ainda mais necessário a criação de conteúdos funcionais, que solucionem a dúvida do consumidor de maneira rápida e intuitiva, uma vez que o digital tornou-se a vitrine principal dos negócios. Apostar em uma programação acessível, interações (enquetes, pesquisas, concursos), redação de fácil leitura e um atendimento ao cliente responsivo transformará a experiência do seu cliente.
2) Aposte em microinfluenciadores
Trabalhar com influenciadores digitais traz um retorno significativo para seu negócio – desde que ele esteja alinhado com a sua persona, seu propósito e sua linguagem. A pandemia nos mostrou o quanto o público pede por conteúdos que garantam identificação, que passem verdade e que tragam engajamento Investir em microinfluenciadores é uma grande aposta de venda, uma vez que eles possuem mais seguidores fiéis, aumentando a possibilidade de conversão. Encontre um microinfluenciador que esteja alinhado ao seu negócio, que possua um público semelhante ao seu e aposte nessa tendência.
3) Fique por dentro da Inteligência Artificial
O uso da Inteligência Artificial já é diário, mesmo que às vezes, não possamos perceber. Neste ano, o Google Analytics – uma das maiores plataformas utilizadas para anúncios e análise de dados dos leads – trouxe atualizações que irão permitir que as campanhas de marketing digital fiquem ainda mais bem segmentadas. O Machine Learning alcançou níveis ainda maiores e irá garantir uma taxa de conversão mais alta. Se você ainda não apostou em anúncios e campanhas de marketing digital, chegou o momento.
4) Crie um Google Meu Negócio
Você conhece o Google Meu Negócio? É uma ferramenta de marketing digital indispensável para pequenas e medias empresas; durante a pandemia do COVID-19, seu uso foi necessário para os negócios locais. O Google Meu Negócio permite a divulgação de negócios locais e a exposição em páginas de busca, a custo zero. A otimização da ferramenta permite a integração com o Google Maps, permitindo que você crie uma página inteira voltada para o seu negócio, com altas taxas de exposição. Mais uma tendência que irá aumentar sua visibilidade e relevância.
5) Venda pelas mídias sociais
O ano de 2020 foi marcado por diversas atualizações nas redes sociais mais utilizadas no mundo: Instagram e Facebook. Recentemente, o Instagram trouxe diversas mudanças, que levam ao usuário para páginas de compras ( como por exemplo, o botão central do Instagram mudou e virou um acesso para vitrines) . Facebook e Instagram tornaram verdadeiros social commerces e tudo indica que, em 2021, teremos muito mais recursos voltados totalmente para vendas nas mídias sociais. Isso também vale para o Whatsapp, que ganhou diversas atualizações neste ano. Vale ressaltar que para o ano de 2021, a partir da implantação de pagamentos eletrônicos no país (PIX), o Whatsapp será um dos canais de venda mais acessíveis.
6) Aprenda a usar TikTok e Reels
Porque ferramentas de dança e entretenimento tornaram-se essenciais para sua estratégia de marketing para 2021? Neste ano, o aplicativo TikTok virou uma febre em todo o mundo; o que era para ser puro entretenimento, virou ferramenta de venda e divulgação de grandes marcas, como Magazine Luiza aqui no Brasil, por exemplo. Logo em seguida, o Instagram lançou o Reels, recurso utilizado dentro do próprio aplicativo, com as mesmas funções. O nível de engajamento e de entrega em perfis de marcas e influenciadores que utilizam esses recursos é muito maior, o que pode tornar sua estratégia de captação de público e vendas muito mais interessante, com maior visibilidade.
7) Adapte seu SEO para pesquisas em voz alta
Este ano, o uso de assistentes digitais, como Alexa e Google Home, aumentou consideravelmente. Ou seja, o aumento de pesquisas por voz alta cresceu e é preciso se adequar a algumas estratégias de SEO específicas, para aumentar seu tráfego e otimizar as ferramentas de busca. Aprofundar-se nesse área é uma tarefa que trará resultados significativos para 2021.
8) Procure capacitação
A volatilidade da área de marketing é enorme; para se destacar no mercado, é preciso ter uma estratégia bem definida. Isso exige capacitação e especialização, para uma tomada de decisões assertiva. Ou então, conte com a expertice de agências qualificadas, com profissionais capacitados, que podem alinhar as melhores estratégias, pensadas e adaptadas ao seu negócio e público.
Escrito por Tatiana Olivetto, Analista de Conteúdo BRZ Content
Assessoria de imprensa: ser entrevistado por jornalistas confere autoridade e credibilidade ao mercado e à...
Para ficar conhecido nacionalmente na era digital, entender o trabalho de assessoria de imprensa é...
As lives no Instagram se tornaram uma ferramenta poderosa para empresas que buscam se conectar...