Como ter um posicionamento de credibilidade nas redes sociais?

Publicado em 21 de agosto de 2024 Publicado por Redação BRZ Content
Marcas devem adotar um posicionamento de credibilidade autêntico e coerente para gerar mais conexão com o público e engajamento nas redes

Cada empresa tem um propósito que tem valor para a sociedade, que é o que define a cultura organizacional da marca por refletir os valores éticos, históricos, emocionais e práticos. Para firmar este posicionamento de credibilidade nas redes sociais, as ações da sua empresa devem estar alinhadas ao propósito da marca.

No centro das atenções durante as Olimpíadas de Paris 2024, a ginasta brasileira Rebeca Andrade pode ser um exemplo de quem constrói posicionamento de credibilidade nas redes sociais. Com um feed sorridente e autêntico, a atleta demonstra ser coerente tanto no ginásio quanto fora dele.

Ela também se posiciona a favor da saúde mental ao participar do TEDx, compartilhando experiências. Sua marca não precisa ter a mesma opinião, mas é importante ser coerente e firme em suas declarações, porque o consumidor tem buscado, cada vez mais, se conectar a marcas responsáveis, coerentes e éticas.

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Redes sociais como canais de busca de informação

Em sua terceira edição, o relatório “Como o Brasileiro se informa?”, realizado pela Fundamento Análises, unidade da Fundamento Grupo de Comunicação especializada em business intelligence, mostra que, entre os principais meios de comunicação para buscar informações, as redes sociais estão em terceiro lugar no ranking de preferências.

Um bom conteúdo muda tudo

Fonte: Relatório Como o Brasileiro de Informa edição 2024

Portanto, o que você mostra nas redes precisa ser relevante ao seu público, porque eles estão atrás de informações reais e autênticas.  

Isso não quer dizer que os conteúdos promocionais perderam o valor, mas o feed da sua empresa não precisa ser um catálogo de vendas.

Criar e planejar conteúdos estratégicos que acompanhem os valores e propósitos das marcas é o papel do marketing de conteúdo em todos os canais de comunicação da sua empresa.

5 Ações para começar a construir um posicionamento de credibilidade nas redes sociais

  1. Identifique o propósito da sua marca e como você vai apresentá-lo ao seu público;
  2. Compartilhe informações a respeito das políticas e projetos relevantes à sua audiência. Tais como as práticas de ESG, por exemplo;
  3. Crie conteúdos sobre gestão de pessoas;
  4. Faça um levantamento de números e dados relevantes sobre o seu mercado;
  5. Invista seu tempo para falar com os jornalistas. Neste sentido, contar com uma assessoria de imprensa é imprescindível.

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Ao adotar um posicionamento de credibilidade, sua marca não apenas fortalece sua reputação, mas também cria uma conexão emocional com o público, o que pode resultar em maior lealdade e engajamento.

Uma comunicação clara e transparente pode ser muito poderosa na construção de um posicionamento de credibilidade. Nas redes sociais, cada post é uma oportunidade de reforçar a confiança que os consumidores depositam em sua marca.

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