
O que todo mundo quer saber sobre assessoria de imprensa
Assessoria de imprensa: ser entrevistado por jornalistas confere autoridade e credibilidade ao mercado e à...
Engenheiro técnico em manutenção de elevadores em entrevista à TV TH + Sbt
Quando falamos em assessoria de imprensa, você pensa em aparições na TV, entrevistas ou gestão de imagem? Embora tudo isso faça parte do trabalho, poucos sabem que a assessoria de imprensa funciona de forma espontânea, garantindo exposição gratuita nos veículos de comunicação.
Jornalistas e relações-públicas oferecem pautas de interesse público para a mídia, criando oportunidades estratégicas para seus clientes. Esse trabalho exige conhecimento, relacionamento e um planejamento cuidadoso para maximizar a presença na mídia.
A seguir, respondemos às principais dúvidas sobre o serviço:
Leia mais: Como fazer para ficar conhecido nacionalmente
Nas redações, os editores priorizam pautas quentes, como acontecimentos do momento. Se sua entrevista tratava de um tema atemporal, pode ter sido arquivada para uma ocasião mais oportuna. Contar com um assessor pode ajudar a alinhar seu conteúdo com a demanda da imprensa e garantir relevância no momento certo.
Sim! Ter sua marca mencionada em veículos como TV Globo, Folha de S.Paulo ou G1 confere credibilidade e alcance incomparáveis. Além disso, matérias publicadas também ganham visibilidade digital, podendo ser promovidas em redes sociais e sites da empresa. Essa amplificação contribui diretamente para o fortalecimento da marca e geração de novos negócios.
Cliente BRZ Content fala para TV Globo – Rede Vanguarda. Assista
O assessor pode fornecer uma prévia das perguntas prováveis e preparar o cliente para diferentes cenários. No entanto, repórteres podem adaptar a entrevista conforme a necessidade da pauta. Um bom media training ajuda a responder com segurança e clareza, independentemente do roteiro.
Mídias sociais: Conecta a marca a influenciadores e promove lives e conteúdos estratégicos. Cria conteúdo estratégico para blogs e YouTube, aumentando relevância e engajamento.
Eventos: Transforma sua participação em uma verdadeira notícia, projetando seu evento em todos os canais de mídia.
Media training: Treina você para ter bom desempenho em entrevistas, organizando seu discurso e melhorando sua imagem.
Gestão de crise: Atua de forma estratégica para evitar danos à marca, em casos de ocorrências negativas.
Enquanto anúncios pagos garantem exposição temporária mediante investimento financeiro, a mídia espontânea ocorre quando uma empresa é mencionada em uma matéria jornalística sem custo para o veículo. Essa exposição gera credibilidade e autoridade no mercado.
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Matérias de TV e rádio costumam ter edições que reduzem o tempo de fala. Para evitar cortes prejudiciais, treine respostas diretas e objetivas. Um pitch bem estruturado aumenta suas chances de que sua mensagem seja transmitida corretamente.
Esta é uma dúvida muito comum. E é importante falar sobre isso, porque muitos clientes de assessoria não entendem como isso funciona e acabam, às vezes, sendo antiéticos na construção de relacionamento com assessores e jornalistas.
A resposta para esta pergunta é não. Dentro da ética da profissão, os veículos de imprensa não podem ser pagos por empresas para dar uma matéria. Por isso, é importante respeitar o trabalho do assessor e não atravessar os caminhos. Se você vai contratar um assessor, contrate um assessor em quem você confia e quem você queira, de fato, que faça este trabalho de intermediação para você.
Agora, não podemos nos esquecer das amizades. É verdade que profissionais que trabalham em TV podem te ajudar com uma inserção, mas em geral eles são pautados pela importância do que você quer tratar para fazerem a indicação da pauta.
Você sabia que executivos e influenciadores que dão boas entrevistas são treinados para isso? Então, estamos aqui para te ajudar com algumas dicas:
- Tenha clareza e objetividade para falar sobre a marca que você representa;
– Responda às 10 principais perguntas que as pessoas geralmente te fazem sobre o tema;
– Liste as 10 coisas mais importantes que todo mundo deve saber sobre sua área e treine a explicação de cada uma delas;
- Defina seus objetivos a cada entrevista e prepare um discurso coerente e estratégico;
– Informe-se sobre o jornalista que irá te entrevistar, consultando sua página no LinkedIn e assistindo a programas anteriores;
- Solicite a pauta com antecedência à produção do programa;
- Pergunte se haverá outro entrevistado na mesma matéria que você e procure saber sobre o que ele vai falar;
Se você tiver uma notícia muito impactante para divulgar, é possível que você consiga resultados imediatos, porque os jornalistas procuram novidades, descobertas e histórias inéditas. Sem isso, o tempo de retorno pode variar muito. Em alguns casos, conseguimos resultados logo nos primeiros meses, mas não crie expectativas muito altas no início.
Com a assessoria de imprensa, você vai definir objetivos, pautas e estudar o noticiário. Nem todo negócio precisa de destaque em programas nacionais para alcançar o público certo. O assessor vai te ajudar a encontrar abordagens interessantes e mídias de grande audiência dentro de seu segmento. Pode ser que você comece saindo em matérias de portais, rádios, revistas e, com o tempo, consiga mídias maiores. Hoje em dia, há canais com mais audiência do que um programa de uma grande emissora de TV.
Isso não é muito comum no mercado, mas podemos sim trabalhar com metas. Como a mídia é espontânea, ou seja, não é paga e por isso mesmo tem mais credibilidade, não podemos ter 100% de garantia. Entretanto, quando existe uma equipe focada, dedicada a mergulhar no entendimento do seu negócio, da sua especialidade e criar diversas pautas para ampliar suas chances de inserção, é possível estabelecer metas para um trabalho mais focado nos veículos de seu interesse. Evidentemente que isso envolve uma boa estratégia e um time operacional especializado.
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