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O maior e mais esperado evento esportivo do ano, a Copa do Mundo vai acontecer de 21 de novembro a 18 de dezembro no Catar. De agora em diante, o assunto ficará cada vez mais em evidência na imprensa, redes sociais e mídias em geral. Todas as palavras-chave relacionadas à competição estarão em alta. Com todo mundo nessa “trend”, como usar a Copa do Mundo na estratégia de marketing digital das marcas?
Se você quiser surfar na onda da Copa, é importante ficar muito atento às palavras e até aos elementos gráficos usados em posts e campanhas publicitárias. Isso porque somente os patrocinadores e parceiros oficiais do evento podem utilizar os logotipos, símbolos e toda a identidade visual da competição.
Essa é uma regra que vem de outras copas. Durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, por exemplo, o chamado “marketing de emboscada” – que, segundo o site M&M Proxxima, é a tentativa de aparição ou associação não autorizada de uma marca a um evento de grande repercussão – foi legalmente proibido.
A Lei Geral da Copa definiu pena de multa ou detenção para aquele que “divulgar marcas, produtos ou serviços, com o fim de alcançar vantagem econômica ou publicitária, por meio de associação direta ou indireta com os Eventos ou Símbolos Oficiais, sem autorização da FIFA ou de pessoa por ela indicada, induzindo terceiros a acreditarem que tais marcas, produtos ou serviços são aprovados, autorizados ou endossados pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado)”.
A FIFA tem um regulamento muito restrito no que diz respeito ao uso de suas marcas, o que pode acarretar problemas de direitos autorais para quem usar o conteúdo sem ser patrocinador oficial.
Segundo o regulamento oficial, é proibido a utilização de “quaisquer marcas que a FIFA possa adotar em relação à Competição”, que pode incluir:
• FIFA World Cup™;
• Copa do Mundo (incluindo o equivalente em todas as línguas ou escritas);
• Qatar 2022™;
• O Troféu da Copa do Mundo da FIFA™;
• O Emblema Oficial da Competição;
• O Mascote Oficial da Competição;
• O Slogan Oficial da Competição em qualquer versão do idioma
• O Look Oficial da Competição e seus elementos individuais;
• O Cartaz Oficial do Concurso;
• Os Logotipos Compostos da Cidade Sede Oficiais da Competição;
• Os Cartazes Oficiais da Cidade Sede da Competição;
• FIFA World Cup 2022 ™ (em qualquer idioma ou fonte, incluindo o “™”);
• FIFA World Cup Qatar 2022™” (em qualquer idioma ou fonte, incluindo o “™”).
Se mesmo com todas essas restrições você desejar incluir o evento em sua estratégia de marketing – o que pode de fato dar retorno positivo –, use a criatividade.
Na produção de conteúdo, para não sofrer consequências jurídicas, ao invés de abordar “Copa do Mundo”, procure explorar outros temas como futebol, Brasil e/ou outros países, como “O jogo vai começar”; “Vamos torcer juntos”, “Vamos soltar o grito”; “A hora do apito”, entre outros.
Isso não deve intimidar as marcas, principalmente para quem quer ganhar relevância nas ferramentas de busca como o Google. No marketing de conteúdo, a melhor estratégia é antecipar as palavras-chave que serão mais procuradas, para que o conteúdo apareça organicamente no topo das pesquisas.
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A regra é a mesma para as campanhas publicitárias, seja em mídia online ou offline. Use as cores das bandeiras ou elementos que façam referência ao esporte. E muita atenção: referência ao ESPORTE, não ao evento da Copa do Mundo.
Nas redes sociais, busque mostrar que você está acompanhando os jogos, ou melhor, está torcendo junto com o seu público, pois despertar “identificação” e “empatia” atrai leads.
Também é importante você ser estratégico e relacionar muito bem o seu produto ou serviço com a campanha para não passar vergonha. Só colocar as cores do Brasil e uma bola de futebol não vai gerar engajamento, nem atrair clientes, muito menos gerar venda.
Nada é capaz de unir a população brasileira melhor do que o amor pelo futebol. Por isso, apelar para a “busca pelo hexa” pode ser uma boa estratégia.
A palavra “hexa” ou “hexacampeão” não é propriedade da FIFA, então use e abuse dela. Se você tem um bar ou restaurante e vai transmitir os jogos, ao invés de chamar os clientes para assistir os “jogos da Copa do Mundo”, chame eles para os “jogos do hexa”.
Mas atenção, invista no “hexa” antes da Copa começar e enquanto o Brasil ainda está vivo na competição. Caso a seleção brasileira seja eliminada, pare de usar o termo para não gerar marketing negativo.
Investir em mídia durante a copa do mundo é indispensável, tão importante quanto em outras como Natal, Dia das Mães etc. A Copa do Mundo de 2018 teve a audiência global de 3,57 bilhões de espectadores. Somente no Brasil, a Rede Globo registrou audiência média de 23,7 milhões de espectadores por hora.
Por isso, analise o mercado, estude novas ferramentas, elabora estratégias robustas e se prepare para o período. Uma boa opção é contratar profissionais de marketing para o seu time ou uma agência de comunicação.
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