Parceria de negócios: 5 estratégias de sucesso para sua empresa
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O marketing digital é uma área em constante mudança e pode ser tentador querer aderir a tudo de novo que aparece, mas se você ampliar demais sua estratégia pode acabar gastando muito dinheiro e não ter resultados expressivos. Por isso, é importante focar na tendência certa para o seu negócio. Neste artigo, reunimos as principais tendências de marketing digital para que você possa se planejar com mais clareza.
Algumas empresas do setor, inclusive o Google, estão indicando que a conectividade e a experiência do usuário na internet são as prioridades para 2023. Para gerar resultados expressivos, será preciso compreender e integrar interações-chave ao longo da jornada dos clientes no digital.
As últimas documentações publicadas pelo gigante da internet comprovam que o usuário é quem dita as regras no universo online. E isso vai ganhar ainda mais força no próximo ano. Como consequência, os mecanismos e técnicas de SEO precisarão se adaptar às novas formas de consumir informação e produto, às leis de privacidade de dados e às ferramentas de análise e mensuração de resultados.
Uma das tendências de marketing mais importantes e que reflete em todas as outras trends é a elaboração de estratégias baseadas na participação e engajamento dos clientes. O conteúdo gerado pelo usuário (CGU) passa a ir além de comentários em uma publicação.
Com isso, o engajamento é ressignificado. O famoso “boca a boca” dá lugar aos questionários e avaliações que interferem diretamente no processo de compra de outros consumidores.
A documentação atualizada pelo Google reconhece que as páginas de revisão de produtos podem conter links afiliados. Isso significa que se o comprador encontra uma avaliação útil e segue o link para comprar um produto, quem criou a avaliação pode ser recompensado pelo vendedor.
Outro ponto importante é que nessas práticas, não só as revisões em si terão impacto para o consumidor, mas também as páginas que contêm essas revisões.
Tal atualização passa a avaliar conteúdos em uma quantidade relevante, nas quais as reviews fazem parte do SEO, agora tão importantes quanto o conteúdo.
Recentemente, o Google publicou um artigo trazendo dados do YouTube que revelam que os vídeos longos estão substituindo o conteúdo da televisão. Em janeiro de 2022, foram assistidas, diariamente, mais de 700 milhões de horas de conteúdo no YouTube pela TV.
Para os vídeos curtos, segundo o mesmo estudo, 59% das pessoas da geração Z usam vídeos curtos para descobrir novos conteúdos antes de assistir a uma versão mais longa.
Esta tendência de marketing digital mostra que as marcas investirão cada vez mais em vídeos que prezam pela experiência do usuário, tanto longos quanto curtos. Neste sentido, é importante estar atento ao formato de vídeo que seu cliente ideal gosta de consumir. Nem tudo vai caber no reels ou tutoriais de Tik Tok.
Para incorporar o planejamento de marketing digital, influencers permanecem com um importante papel sob a decisão final dos consumidores. Pessoas e personalidades com alcance e credibilidade impactam positivamente sobre as marcas.
Espera- se que o tamanho do mercado global de marketing de influenciadores atinja US$ 16,4 bilhões em 2022, e os números devem aumentar em 2023.
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O seu site está em dia com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?
Com uma demanda ainda maior por privacidade de dados do usuário nos últimos dois anos, uma das tendências de marketing digital para 2023 é oferecer aos visitantes de seus canais digitais a opção de dar consentimento ou não, mantendo assim a conformidade com GDPR, CCPA, LGPD e outros regulamentos de privacidade do consumidor em todo o mundo.
Sem cookies para rastrear o comportamento do consumidor em sites e exibir o melhor anúncio, as taxas de cliques e conversões de campanhas publicitárias devem mudar. É importante ficar atento a este ponto para mensurar resultados e para não ter problemas judiciais neste sentido.
O Google Analytics baseava-se em pageviews, ou seja, cada vez que a página do site carregava, o código do Google Analytics carregava junto. Por isso, tudo dependia dessa forma de coleta.
Na nova versão, o Google Analytics 4 apresenta as interações que o usuário faz um site ou app como, por exemplo, clicar em um menu, descer a barra de rolagem da página e realizar uma busca.
A partir de agora, uma das tendências de marketing é mensurar as ações que o usuário executa dentro do site ou aplicativo.
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Como principal ferramenta de busca da internet, o Google implementa novas regras para a veiculação de anúncios. O “Better Ads Standard” identificou que há um número elevado de bloqueios de anúncios em sites e aplicativos.
Entre as ações que frustram o cliente estão sites que bloqueiam o botão voltar do navegador, que exigem o download de algum aplicativo para visualizar a página de destino ou que apresentam pop-ups que impedem o usuário de ver o conteúdo da página.
Todas estas tendências de marketing digital prometem transformar o modo como as estratégias são formuladas para gerar resultados para as marcas. Fique atento e dê foco ao que realmente pode ir ao encontro dos objetivos estratégicos do seu negócio.
Bárbara Rocha
Produtora de conteúdo – BRZ Content
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