Iniciativa pode contribuir para as políticas de ESG das empresas importadoras e exportadoras, bem como de agentes de carga aéreos, marítimos e rodoviários
Meios de transportes são uns dos principais emissores de gás carbônico no Planeta
Navios, aviões e caminhões são utilizados para transportar cargas todos os dias e, por seus tamanhos e rotas, emitem grandes quantidades de gases do efeito estufa.
Com o objetivo de compensar as emissões de carbono de fretes internacionais, a Talura – startup que conecta exportadores/importadores a agentes de carga homologados – e a Compensa – startup que calcula pegada de carbono em trajetos em tempo real – se uniram para incentivar o setor, facilitando a implementação de políticas ligadas a ESG.
Na plataforma da Talura, ao realizar uma cotação de frete, o usuário coloca os pontos de partida e chegada da carga, características da carga e como ela será transportada. A partir dessas informações, a Compensa calcula e apresenta na hora quantos créditos são necessários para que a operação seja carbono neutra e qual o valor para a compensação.
O deslocamento de uma carga envolve uma série de etapas, entre elas a movimentação em si do container ou palete, seja por terra, água ou mar. Ao longo desse trajeto, a gasolina utilizada é transformada em dióxido de carbono (CO2).
O crédito de carbono não é um ativo material, mas uma certificação digital que assegura que uma determinada corporação ou um projeto de preservação impediu ou compensou a emissão de 1 tonelada de dióxido de carbono em um determinado período de tempo.
Existem diversas formas de compensar a emissão de carbono. Nesta parceria, os créditos são destinados a ações que reduzem a poluição da atmosfera, como a preservação e o manejo sustentável da Amazônia.
“Sabemos o quanto é importante estar alinhado às iniciativas de ESG e preservação do meio ambiente, a parceria com a Compensa vai além de proporcionar essa funcionalidade aos nossos clientes, ou seja, é sobre participar ativamente de um futuro mais sustentável e melhor”, afirma Arthur Lee, CMO e Co-fundador da Talura.