Releases

Vida saudável 11/10/2022

Plant-based: uma dieta com impactos na saúde do homem e no meio ambiente

Nutricionista Gabriela Carvalho explica dieta plant-based, que virou fenômeno nas capitais do Brasil. Objetivo é reduzir consumo de carne, dando mais espaço a comidas de origem vegetal.

Plant based

Gabriela Carvalho atende no Jardim Aquarius e é também membro da CSA (Comunidade que
sustenta a Agricultura)

A cada ano, aumenta o número de mortes por doenças cardíacas no Estado de São Paulo, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em 2020, foram 97,119 pessoas, contra 95,805 no ano anterior. Para a redução desses índices, tem se falado cada vez mais na dieta plant-based, um tipo de alimentação que tem como premissa reduzir o consumo de carne, ingerir mais comidas de origem vegetal, para também preservar o Planeta.

“Na dieta plant-based, a ideia não é parar de comer carne, mas reduzir significativamente o consumo de alimentos processados e de proteína animal, que além de causar danos à saúde física geram prejuízos à natureza”, afirma a nutricionista, que atende em consultório no Jardim Aquarius em São José dos Campos.

Leia também: Alimentação estratégica ajuda a manter a forma e a saúde no inverno; especialista dá dicas para evitar deslizes

Gabriela Carvalho explica ainda que a dieta plant-based prioriza hortaliças, grãos integrais, legumes, feijões, frutas, sementes, mas também inclui ovos e laticínios”.
Esta dieta, que vem sendo cada vez mais adotada pelos brasileiros, ainda pode auxiliar na redução de peso e, consequentemente, dos índices de obesidade na população.

Com grandes benefícios à saúde humana, a dieta plant-based também tem como um de seus objetivos valorizar o cultivo sustentável, ou seja, sem tanta produção de lixo e sem uso de agrotóxicos.
Diferentemente do vegetarianismo e do veganismo, que obrigatoriamente não inclui consumo de alimentos e produtos de origem animal por ética e opção de vida a plant-based tem como fundamento reduzir significativamente o consumo de carne no dia a dia em prol do Planeta.

“Eu mesma aderi a esta dieta porque comecei a pensar: de onde vem os alimentos que estou comendo, para onde vai todo lixo das embalagens? Qual o impacto de tudo isso para a saúde do meu corpo e para a natureza”, conta Gabriela Carvalho.

Sobre Gabriela Carvalho
Nutricionista clínica e esportiva especializada em alimentação plant-based, vegetarianismo, ayurveda e mindfuleating. Certificada pela Sociedade Vegetariana Brasileira e Nestlé Health Science.
(CRN-3: 43245)
Assessoria de Imprensa – BRZ Content & Marketing
Leticia Maciel (12) 9970.85038

por: Redação BRZ Content
Fale com a BRZ Content Solicitar contato