Consultora em gestão de marketing médico, Gleice Oliveira explica como fazer divulgação de consultórios dentro das leis de ética do Conselho Federal de Medicina
Professora Gleice Oliveira, consultora de profissionais da área de saúde, acredita que a nova regulamentação é um avanço para o setor
São Paulo, 13 de setembro de 2023 – Em um passo significativo para quem atua no setor de saúde, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou nesta quarta-feira, 13, a Resolução CFM 2.336/23, permitindo que os profissionais da área postem em redes sociais imagens de “antes e depois” de um procedimento, o que vinha causando denúncias e polêmicas na divulgação de clínicas e consultórios.
De acordo com a nova regra, a publicação pode ser feita mas deve conter indicações terapêuticas, assim como a apresentação da evolução do caso e possíveis complicações da intervenção médica.
Após um extenso processo de três anos que incluiu uma consulta pública com mais de 2.600 sugestões e a realização de quatro webinars, este regulamento introduz alterações substanciais em comparação com o anterior, de 2011.
Em vigor em 180 dias, a nova regra permite inclusive a divulgação de preços de procedimentos e cirurgias, o que até agora estava proibido. Além disso, a resolução permite que os médicos exibam o seu trabalho nas redes sociais, mostrando equipamentos de consultórios e fotos de banco de imagens.
Embora a prática já vinha sendo usada por muitos médicos, agora ela vai se tornar legal. Os profissionais podem capturar, por exemplo, fotos ou vídeos mostrando o ambiente de trabalho, podendo comentar sobre “emoções no trabalho, alegrias, motivações, prazer em trabalhar, gerando corrente positiva para a boa imagem da medicina”. Entretanto, os profissionais devem ficar atento para não identificar paciente e nem adotar “tom pejorativo, desrespeitoso, ofensivo, sensacionalista ou incompatível com os compromissos éticos”.
“A introdução da Resolução CFM 2.336/23 marca um avanço significativo para a profissão médica. Ela não apenas permite que os médicos se conectem com o público de forma mais eficaz, como também promove a transparência e a educação na área”, afirma a consultora Gleice Oliveira.
Segundo a professora, que ministra cursos e palestras em gestão na área de saúde, estas imagens, feitas com consentimento do paciente, podem servir como ferramentas educacionais poderosas, ajudando outros pacientes a fazerem escolhas mais embasadas e desmistificando procedimentos médicos. “Este novo regulamento está mais alinhado com o cenário em evolução da comunicação em saúde, sobretudo na era das redes sociais”, complementa.
De acordo com o relator da nova resolução, conselheiro Federal Emmanuel Fortes, por muitos anos o CFM interpretou de forma restritiva os decretos-lei 20.931/32 e 4.113/42, que regulam o exercício da medicina e a propaganda/publicidade. Segundo Fortes, foram décadas dividindo a prática da medicina em duas: de um lado a do consultório e de pequenos serviços autônomos e do outro, a hospitalar.
Segundo Gleice Oliveira, o CFM acredita que este regulamento irá promover uma população de pacientes mais informada, capacitar os médicos para partilharem os seus conhecimentos de forma adequada e aumentar a transparência no setor da saúde. Espera-se que tenha um impacto positivo na relação entre médicos e pacientes, promovendo a comunicação aberta e a confiança.
Principais Destaques da Resolução CFM 2.336/23:
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