Os homens estão investindo, cada vez mais, tempo e dinheiro em procedimentos estéticos e cosméticos antes só utilizados por mulheres. Nos consultórios dermatológicos, a toxina botulínica é um dos procedimentos mais procurados pelos homens, mas eles também fazem depilação a laser, hidratação de cabelo e sobrancelha em salões de beleza.
Dados do “mercado da beleza” divulgados pela Euromonitor International demonstram que o Brasil é o segundo país que mais gasta com cosméticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo levantamento feito em 2017, os brasileiros gastaram US$ 6,2 bilhões, acumulando um aumento de 69,7% nos últimos cinco anos, sendo maior que a média global, que atingiu 26%.
No gráfico de consumidores de produtos de beleza para homens, o Brasil representa 13% das vendas em todo o mundo contra 18% dos americanos e 6% dos alemães que figuram em terceiro lugar no ranking. As previsões para o mercado nacional ainda são mais otimistas, apontando para alta de 20% na participação do mercado global. A soma deve atingir US$ 8,1 billhões em 2022.
A dermatologista Dra. Dailana Louvain, que atende em São José dos Campos, atende homens e alerta para bons senso para evitar exageros e outros cuidados necessários.
Segundo a dermatologista, os homens têm muitas dúvidas sobre os efeitos e os riscos do uso da toxina botulínica (botox) e do ácido hialurônico no preenchimento. Eles temem ficar com o rosto redondo e afeminado.
“Nos procedimentos estéticos para homens, analisamos todas as medidas da face e as proporções de cada rosto, garantindo o formato quadrado, como por exemplo do ator Brad Pitt”, explica Dra. Dailana..
Para ter segurança em tratamentos estéticos, é importante procurar um profissional da área de dermatologia ou cirurgia plástica. “O formato do rosto masculino é diferente do rosto feminino. O homem tem um formato mais angulado, assim é valorizado o ângulo da mandíbula, e o queixo é mais largo. Somente um profissional especializado pode manter essas características ao realizar o preenchimento” alerta a dermatologista.
De acordo Alessandra Ventura, esteticista do salão Jacques Janine em São José dos Campos, os homens entenderam que cuidar da aparência também é importante e que o tratamento pode ir além do corte de cabelo ou da barba.
“A cobrança maior do mercado de trabalho para que o homem fique mais ‘apresentável’ aumentou também. Acho que isso os ajudou a refletir e olhar um pouco mais para si. É uma tendência que só tende a crescer cada vez mais”, afirma Alessandra.
“Aqui mesmo no salão onde trabalho nós percebemos um aumento considerável de clientes homens. E isso é muito legal, porque não é só a mulher que se preocupa com a beleza. Está havendo uma mudança de visão na nossa área”, completa a esteticista.
Entre os procedimentos estéticos mais procurados por homens estão o peeling (esfoliação que tira a camada superficial da pele), depilação a laser e limpeza de pele. “A imagem de que o homem precisa ser peludo e rústico está um pouco ultrapassada. Hoje eles querem também aderir à depilação”, diz Alessandra Ventura.
BRZ Content Assessoria de Imprensa
Leticia Maciel (12) 99675 2025
Clientes
Clínica Louvain
Dermatologista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dra Dailana Louvain atende em São José dos Campos e toda a Região do Vale do Paraíba. Ela atende crianças e adultos, no tratamento de alergias e todo tipo de problemas de pele, bem como homens e mulheres que buscam tratamentos estéticos como toxina botulínica, preenchimento e outros.
Jacques Janine
Alessandra Ventura – esteticista que faz tratamentos em homens e mulheres na franquia do salão no CenterValeShopping