Como fazer live no Instagram para a sua empresa
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O atual cenário de mudanças, o surgimento de tecnologias e as buscas por inovação nas empresas vêm colocando novas pautas sobre a mesa da imprensa e de quem faz a produção de conteúdo digital para marcas.
Quer saber quais são? Conversamos com nossa CEO e diretora de conteúdo digital Letícia Maciel. Jornalista com experiência em redações, ela atua no marketing digital desde 2012.
Ano passado, ela escreveu o artigo sobre as tendências de conteúdo, e, de fato, a previsão se confirmou. Durante a pandemia, as marcas assumiram um papel social importante, produzindo muito conteúdo para se aproximar das pessoas no contexto delicado.
No post de hoje, vamos falar dos assuntos de referência para a produção de conteúdo digital em 2022. Confira.
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Letícia: O primeiro tema que destacaria como tendência para as marcas é o da diversidade, que pode incluir pautas antirracistas, igualdade de gênero e até o antietarismo, o preconceito com pessoas idosas.
Em paralelo, devemos ter muito conteúdo ligado a tecnologias disruptivas e ao metaverso de Mark Zuckerberg. Daqui em diante, vamos ouvir falar mais sobre Internet das coisas (OiT), Tecnologia 5G, Inteligência Artificial (IA) e Cloud Computing.
Estou bastante otimista com relação a tudo isso. Espero que todos estejam comprometidos em fazer do ambiente digital um lugar de trocas positivas, que espalhe conhecimento, promova um debate saudável e ajude na construção de uma sociedade mais informada, igualitária e democrática.
Fora isso, o conteúdo vem tendo cada vez mais importância no posicionamento estratégico das marcas. Com este intuito, é recomendado produzir conteúdos que causam emoção e enfatizam o diferencial da marca.
Letícia: Em 2022, a produção de conteúdo vai ganhar ainda mais importância na estratégia de marketing digital das empresas, porque a migração de muitos negócios para o digital ampliou a necessidade de um site bem indexado por SEO, por palavras-chave.
Caso contrário, as empresas ficarão altamente dependentes de mídias pagas, ou tráfego pago, como Google Ads e Face Ads, que têm resultados voláteis. Se uma empresa deixa de investir em anúncios, imediatamente os anúncios saem do ar.
Conteúdo sempre deu retorno efetivo para empresas. Confira alguns KPI’s:
Os donos de empresas já entendem que o retorno acontece a partir do sexto mês ou até em um ano de trabalho contínuo. O fato é que, além de estreitarem seus vínculos com o consumidor, as marcas produzem conteúdo digital para indexar seus canais e serem encontradas em ferramentas de busca como o Google. Conteúdo digital é conteúdo estratégico para as marcas.
A grande vantagem do conteúdo estratégico, portanto, é que seu retorno é perene, ou seja, uma vez publicado, o conteúdo fica para sempre na internet. O conteúdo estratégico fortalece diversos canais, gerando novas fontes de leads para as empresas.
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Letícia: Este é um ponto importante. Nos dois últimos anos, os cancelamentos colocaram em evidência uma questão primordial, que é nosso direito de se expressar e opinar. Ao mesmo tempo, alertou para a responsabilidade que precisamos ter nas redes sociais. Nós tivemos um ano atípico, com a pandemia, as pessoas estavam sensíveis, e a própria condução do governo na crise da Covid-19 criou muita insatisfação e polêmica. Agora, vamos entrar em ano de campanha eleitoral.
Para evitar o clima de polarizações, acredito na força e no papel social das marcas, na hora planejar conteúdo para seus canais digitais. Neste sentido, podemos dizer que temos uma herança positiva da pandemia: as marcas abraçaram causas importantes, com campanhas que informaram, conscientizaram e geraram clareza.
Letícia: São muitas, mas isso só deve acontecer se realmente a empresa tiver um comprometimento real com a causa. Vamos citar alguns, que já estiveram presentes no debate deste ano e devem continuar.
Por fim, é muito importante frisar: as marcas devem ser muito honestas e coerentes ao assumirem posicionamentos em causas como estas. O comprometimento da marca deve acontecer de dentro para fora, deve ser uma busca real, e não ficar apenas no discurso, sob pena de serem flagradas e punidas pelo público. Além disso, nem todas as marcas precisam produzir conteúdos e engajarem em datas comemorativas ou meses coloridos como Outubro Rosa e outros.
Existe, sim, riscos em produzir conteúdo sobre causas polêmicas, mas as empresas comprometidas em participar da construção de uma sociedade mais justa não devem ter medo. Elas precisam, sim, estar preparadas para responder aos usuários nas redes sociais e em outros canais, pois esta também é uma forma de criar conexão com o público, gerando valor real. Aliás, a função do conteúdo digital estratégico é gerar valor real para os seguidores.
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