Receita de credibilidade para marketing digital

Publicado em 20 de julho de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Trata-se de uma receita que tem custo inicial mais baixo do que mídia paga e garante alto retorno de investimento a longo prazo. Ela está baseada no tripé Produção de conteúdo jornalístico para blog, Assessoria de imprensa e Gestão de redes sociais com comunicação estratégica 

Produção de conteúdo jornalístico: invista em uma mídia própria, como um blog, para ganhar posicionamento orgânico no Google, principalmente porque os preços dos anúncios tendem a aumentar cada vez mais com o aumento da concorrência na internet 

Aí vai a dica: Aproveite a quantidade de jornalistas em busca de recolocação no mercado para contratar um profissional que tem experiência em comunicação e redação. Ele vai estudar o seu negócio, entender o seu produto, apurar com precisão as informações sobre seu mercado e, além de entregar conteúdo relevante, vai conquistar posicionamento e autoridade para a sua marca.  

O que chamo aqui de conteúdo jornalístico é um texto com informações consistentes, escrito com base em fontes confiáveis e de forma honesta, ética e estratégica para trazer autoridade para os porta-vozes da sua empresa e, consequentemente, para a sua marca. 

Um bom conteúdo muda tudo

Um texto jornalístico, quando inserido no Wordpress, praticamente atende de forma automática aos requisitos de um texto relevante para o Google, porque ele é completo, informativo, exclusivo, autêntico e realmente ajuda o usuário. 

Assessoria de imprensa: Com conteúdo jornalístico, vamos alimentar o blog, alimentar nossas redes sociais e ainda adaptar os textos em releases para trabalhar o relacionamento com a imprensa. Isso se traduz em posicionamento no Google, mais visitas ao site, aumento na taxa de conversão de leads e visibilidade através de mídia espontânea nos veículos de massa como Globo, Band, Rádio Jovem Pan, Revista Exame e outras. Ou seja, você otimiza o investimento da produção de conteúdo para ser multimídia.

Gestão de redes sociais e marketing com comunicação estratégica: O Linkedin é a rede da vez para empresas e marcas pessoais que querem ganhar visibilidade, sobretudo se os trabalhos forem feitos com boa comunicação, regularidade e vídeos. Você pode divulgar aqui os textos de qualidade que publicou no blog, por exemplo, como forma de gerar tráfego orgânico para o site.  O texto, por menor que seja, comunica visão, missão, propósito e etc. Isso tudo, somado, constrói (ou destrói) a credibilidade da marca, garante posicionamento e marketing share. E-mail marketing é texto, anúncio no Googleroteiro de vídeo e posts nas redes sociais, tudo precisa de texto.  

Dica: Importante estar atento ao direcionamento das linhas editoriais, ou seja, o que vai ser falado, de que forma, dentro de quais normas. A comunicação que vai no site e no anúncio tem que estar alinhada aos posts das redes sociais e aos roteiros dos vídeos no Canal do Youtube. Não precisa ser igual, porque o perfil do usuário pode variar entre um canal e outro, mas tem que haver um fio condutor. 

Dica final: Humanização e atendimento ao cliente também são cuidados que você tem que ter este ano. Isso sempre trouxe e traz resultados, não é verdade 

Trabalhe com dados e fotos reais, gente e notícias da sua empresa. Neste quesito, desafio você mesmo a conferir. Analise os melhores posts das suas redes sociais em 2019 e me diga o quanto as fotos reais aparecem ou o quanto os posts de mídia performam. O que sua empresa está fazendo de importante? Que resultados está entregando a seus clientes e, principalmente, como tem tratado seus clientes – internos e externos, na internet? Isso traz credibilidade e pode gerar um grande volume de indicações no ambiente digital, o famoso boca a boca da vida real no mundo virtual.

Construa uma relação próxima e verdadeira com as pessoas. O atendimento personalizado dos comentários e mensagens inbox é a continuidade do conteúdo estratégico. Se você ignorar as pessoas, dificilmente elas continuarão com você. 

Ao final de tudo isso, você terá como ativos a segurança de um blog bem posicionado no Google, a credibilidade de quem aparece frequentemente na mídia e ainda uma presença de respeito nas redes sociais. A comunicação estratégica integrada permeia todas essas ações e dá força para você conquistar maior participação no mercado. 

Ufa! Conteúdo bom, assim como credibilidade, se constrói com tempo! 

O que você achou destas dicas? 

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