Como fazer live no Instagram para a sua empresa
As lives no Instagram se tornaram uma ferramenta poderosa para empresas que buscam se conectar...
Como ter mais engajamento? O que postar? O que não postar? Descubra alguns mitos e verdades sobre o algoritmo do Instagram e saiba o jeito certo de posicionar sua marca na plataforma.
Foto: Solen Feyissa / Unsplash
Seja em casa, na balada, na praia, no horário de almoço do trabalho… você sempre está rodando o feed do Instagram, não é mesmo? Apesar de ele ter se tornado uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, ainda existem muitas dúvidas acerca de suas funções e modo de uso. Pensando nisso, separamos alguns mitos e verdades sobre o Instagram que vão alavancar seus resultados.
Para se ter uma ideia, o Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás somente dos Estados Unidos. É o que diz uma pesquisa da Opinion Box divulgada no início de 2021. No mundo, a rede social já passou de 1 bilhão de usuários ativos!
Entre os entrevistados dessa pesquisa, 84% disseram entrar no Instagram pelo menos uma vez por dia. Além disso, 52% já usaram o Instagram para descobrir produtos ou serviços para comprar.
Dados como esses mostram que o Instagram vai muito além do entretenimento. É também uma ótima forma de fazer negócios e melhorar a imagem da sua marca. Por isso, é muito importante saber o que é mito e o que é verdade dentro da plataforma.
Vamos lá?
Hoje em dia não existe muita diferença entre conta de marca e conta pessoal. O comportamento do consumidor mudou e as pessoas não querem mais se relacionar com empresas apenas para comprar. Elas querem se conectar com o propósito da marca, o papel social.
Alguns exemplos: as pessoas querem se relacionar com marcas que se preocupam com a equidade de gênero, que desenvolvam projetos solidários, que sejam sustentáveis, que ajudem as pessoas em suas dores; e não somente que empurrem produtos para o consumidor.
Por isso, uma marca também precisa falar como pessoa com seus seguidores.
Se existe uma diferença, está na gestão de marketing, no sentido mais específico do alcance que ela tem e no trabalho que uma empresa tem para falar com todas as pessoas que interagem com a marca.
Uma marca como a L’Oreal, por exemplo, precisa ter uma central de atendimento, gerenciar crises e analisar resultados e impactos de sua comunicação. Isso pode dar mais trabalho.
Guardadas as devidas proporções, é isso que podemos fazer também com nossos perfis pessoais. Analisar dados para direcionar nossas ações.
Esta é uma pergunta muito frequente. Hoje, se você é profissional autônomo como médico, nutricionista e advogado, o indicado é que você tenha um único perfil, principalmente por uma questão de gestão de tempo e economia de recursos.
Mas se você tem uma empresa, um escritório de advocacia com diversos advogados atuando juntos, uma marca já consolidada ou um e-commerce, é interessante separar as coisas para manter a página da empresa mais profissional e padronizada.
Mas quando é o momento certo para essa separação?
Existe um momento de crescimento do negócio, de maturidade da empresa, em que você vai perceber que não cabe mais postar eventos pessoais misturados com os produtos da marca.
Você vai sentir isso quando começar a ter clientes que não querem ou não precisam saber da sua vida pessoal. É importante analisar caso a caso, mas quando isso acontece fica nítido que é hora de separar.
Primeiramente, vamos comparar isso a um shopping. Os stories seriam as vitrines, onde todas ou a maioria das pessoas que vão ao shopping passam em frente. O feed seria a parte interior da loja, onde o cliente entra e pode olhar as araras. O reels é como um provador, onde as pessoas experimentam uma peça.
Outra dúvida relacionada a isso: posso usar os conteúdos do Instagram para postar em outras redes como, LinkedIn e TikTok? Pode, mas é importante se perguntar se cada um dos conteúdos feitos para o Instagram se encaixa ao propósito da outra rede.
Às vezes é um conteúdo mais leve, mais superficial, que não tem a ver com o estilo e o objetivo do público no LinkedIn. Vale se questionar.
Leia também: Como produzir conteúdo estratégico para o ambiente digital
Verdade, mas somente até certo ponto. Até porque nossa vida, o dia a dia de uma empresa ou a nossa história não segue um padrão regular.
Redes sociais nasceram para refletir a nossa vida, a nossa história, para criar no mundo digital um ambiente como o ambiente real. Portanto, não se prenda à padrões.
Aqui na BRZ Content, inclusive, nós procuramos trazer algo novo para a identidade dos clientes a cada três ou seis meses, sempre inovando com um elemento novo.
Agora, temos exemplos clássicos no mercado como o Instagram do NuBank, que você pode acessar para ter uma referência. Eles conseguem ser diferentes a cada post, mas mantendo sempre a harmonia entre as cores da marca. Isso é algo muito interessante e você pode fazer no seu próprio perfil.
Claro que você não pode sair do padrão da sua marca. A Nubank, por exemplo, é roxa e não fica fazendo posts em laranja, que é a cor de um dos concorrtentes. Aqui o que vale é o bom senso.
O que você precisa ter em mente é que publicações sempre iguais acabam sendo ignoradas pelo público uma hora. Ou seja, o desafio é inovar e manter o branding da sua marca ao mesmo tempo.
Não se agarre ao conceito de feed organizado em sua totalidade. Até porque as empresas necessitam de postagens rápidas, conversões de clientes e resultados. Sem neuras, viu? Feed organizado é bonito e até pode atrair seguidores, mas mais importante que isso é o engajamento que você cria.
Mito. Para o alívio de todos, não é necessário postar todos os dias. O ideal é se dedicar mais à qualidade do que à quantidade, à persona que você quer atingir e gerar valor para a sua audiência. Até porque a maioria de nós não somos influenciadores e temos uma rotina de trabalhos, de casa, com os filhos, vida amorosa, o treino pra cuidar da saúde física…
Então, o importante é fazer um planejamento todo final de mês com as seguintes perguntas: Com quem eu quero falar? O que eu quero como resultado? E, assim, produzir conteúdo que gere real valor para esta pessoa, que responda às perguntas que ela pode ter em mente, que resolva um problema dela.
Sobre o melhor horáiro para postar, há muitas variáveis envolvidas, como nicho, posicionamento geográfico, comportamento, público alvo da sua marca etc. Por exemplo, se sua persona é um estudante de 17 anos, os melhores horários para publicar são os que ele está no intervalo da escola ou em casa. Mas se sua persona é um aposentado, terá mais liberdade para postar ao longo do dia.
Em termos gerais, os horários de pico de engajamento no Instagram são aqueles fora do horário comercial. Portanto, opte por postar:
– Antes das pessoas entrarem em seus compromissos, como às 7h;
– Nos horários de almoço, entre 11h30 e 14h;
– Depois do expediente, como às 19h ou 21h;
O Instagram disponibiliza as métricas das contas comerciais. Por lá, é possível verificar quais são os horários em que sua audiência é mais ativa, bem como idade, localização e outras informações. Esses dados também podem te ajudar a definir o melhor horário para suas postagens.
Verdade, mas não é regra.
O Instagram é uma rede social totalmente visual, onde principal conteúdo sempre foram as imagens. Tanto que até mesmo o logo da marca é uma câmera. Mas, assim como qualquer empresa, o Instagram está em constante atualização.
Em 2013, a rede social disponibilizou o upload de vídeos com, no máximo, 15 segundos. Em 2016, o tempo foi aumentado para 1 minuto. Depois, lançou a opção dos stories, como acontecia no Snapchat. Então dá para perceber que os vídeos tem sido uma tendência há muitos anos.
Eles criam interesse e são fáceis de consumir, pois aumentam o vínculo emocional com seus seguidores. Por se reproduzem automaticamente, as visualizações aumentam. E mais: eles são ótimos para as vendas.
Vale ressaltar também que o algoritmo do Instagram valoriza os perfis que utilizam os novos recursos da plataforma. Portanto, use e abuse dos vídeos! (mas não, as fotos não irão acabar).
O Instagram unificou a forma de publicar vídeos e IGTV, que é a TV do Instagram, onde você pode postar vídeos com mais de 1 minuto. Se o seu vídeo tiver até 60 segundos, ele entra direto para o feed, mas se for maior, obrigatoriamente você terá que postar como IGTV.
Isso significa que o conteúdo é um pouco mais aprofundado, tem mais detalhes. Outra diferença é que, no IGTV, o usuário tem a opção de avançar o vídeo. O vídeo do feed, não.
Verdade, mas também não é regra.
Como já falamos anteriormente, as pessoas buscam marcas humanizadas. Por isso, aparecer no vídeo é uma ótima forma de se aproximar do seu público e quebrar aquela barreira entre ele a marca.
Porém, muitas pessoas têm vergonha, o que não é nenhum problema. Você pode humanizar sua marca por meio de slides, músicas, áudios, podcasts, vídeos animados, posts carrosséis e desafios no Reels com locuções, sem aparecer sua imagem.
O crescimento de forma orgânica do seu perfil no Instagram e, consequentemente, o aumento do número de curtidas pode ser alcançado com algumas técnicas. Basicamente, tudo se resume ao quão engajado os seus seguidores estão com as suas publicações.
Para isso, você precisa conhecer o que os seguidores gostam e fazer posts de conteúdo nichado, considerando postar no horário em que sua audiência está ativa, selecionar as hashtags adequadas ao seu objetivo, postar com frequência, adicionar a localização e caprichar na estética dos posts.
Lembre-se de explorar os assuntos do momento, principalmente os que estão bombando na internet. Mas só vale se for relevante para a sua marca, ok? Não fique palpitando sobre qualquer coisa, pois a abordagem deve ser de interesse do público e estar de acordo com o tom de voz da marca.
As hashtags são representadas pelo ícone # ao lado de um termo relacionado ao conteúdo criado. Sua função é exatamente essa, separar/etiquetar por categorias os seus conteúdos para facilitar a descoberta pelos usuários.
Portanto, as hashtags aumentam as visualizações da sua foto ou vídeo.
Mas para que isso aconteça, é preciso selecionar as hashtags relevantes para o seu negócio. O mais importante é que elas estejam de acordo com o conteúdo do seu post, então jamais selecione as que não tem nada a ver com o assunto. Algumas dicas:
– Pesquise a hashtag antes de selecionar e confira se ela está sendo usada;
– Mescle hashtags de termos genéricos com outros mais específicas;
– Varie hashtags de grande alcance com outras de menor alcance;
– Não repita sempre a mesma lista de hashtags;
– Não escreva muitas palavras juntas, pois fica ilegível;
– Adicione hashtag de localização.
O Instagram recomenda que você use no máximo 30 hashtags por post. Mas manter a publicação limpa esteticamente pode ser interessante para atrair usuários. Uma dica é utilizar de 5 a 15 hashtags por post.
A seleção de hashtags é um assunto que rende discussões ainda maiores e o que está aqui é apenas um resumo. O mais importante para se ter em mente é que não existe uma lista milagrosa. Você precisa ir testando até encontrar as melhores para você. Mas acima de tudo, lembre-se: de nada adianta investir em uma estratégia de hashtag incrível se o seu conteúdo for ruim.
Verdade. Na maioria dos casos ajuda, sim. Primeiro porque você agradece e faz relacionamento com quem está dando prestígio, o que dá visibilidade para a sua marca. Mas se a pessoa ou a página que te marcou não tiver boa relevância ou reputação, é melhor não compartilhar.
O que acontece nesses casos é compartilhamento de seguidores, de alcance e de credibilidade. Quando vocês se marcam vocês estão fazendo associação entre marcas. É melhor se associar a marcas confiáveis.
Como criar o endereço do meu local físico no Instagram e poder marcar localização?
A localização do Instagram é criada pelo Facebook. O passo a passo é:
Depois de realizar essas etapas, já será possível colocar a nova localização em marcações no Instagram e no próprio Facebook,
Depende.
O Direct pode ser usado para direcionar o seu conteúdo para as pessoas com quem você mais se relaciona. Mas se você quer ver mais as postagens de determinada pessoa, convém interagir com ela nos stories. Envie seu post por Direct somente para pessoas com quem você já tem algum tipo de relacionamento.
Ficar enviando para pessoas desconhecidas pode ser inconveniente e afastá-las de você.
Não existe nenhuma evidência de que o algoritmo do Instagram prejudique ou beneficie quem troca a foto de perfil com frequência. Então em relação a isso, pode ficar tranquilo.
Manter a mesma foto de perfil por um longo período de tempo cria uma identidade visual para a sua marca. Desta forma, quando você a alterar, o público irá perceber e ficará curioso para saber de quem é aquela nova foto. Isso pode gerar visitas no seu perfil.
Mas evite ficar trocando a foto toda hora, pois desta maneira você não criará uma identidade visual.
Os destaques são como uma vitrine para o seu negócio ou marca pessoal. Ali você tem a história da sua marca. Ou seja: quem somos, o que fazemos, serviços que oferecemos, endereço, cases de sucesso, bastidores, time… enfim, as coisas que você ou sua marca gosta, a essência.
Além disso, os destaques são uma das primeiras coisas que um usuário vê quando acessa o seu perfil pela primeira vez. Portanto, capriche na hora de criá-los!
Depende.
Existe um gatilho mental chamado “prova social”, que é a necessidade das pessoas de serem aceitas e conviverem bem em grupos. Quando vemos um perfil que está sendo seguido por muitas pessoas, temos a impressão de que ele é bem-sucedido e quem tido excelentes resultados. Logo, temos a necessidade de segui-lo também. Afinal, tá todo mundo fazendo isso!
Mas isso não é regra. Portanto, ter mais seguidores do que perfis seguindo é mais uma questão de vaidade.
Sim, ajuda por dois motivos:
O primeiro é porque, ao interagir, você está motivando outros empreendedores a continuarem com seu trabalho bem feito. Afinal, quem não gosta de um like ou um comentário com um elogio sincero? Ao fazer isso, você ativa na outra pessoa o gatilho mental da “reciprocidade”, ou seja, de tanto você interagir com ela, ela se sente na obrigação de interagir com você de volta. Mas tem que ser tudo de forma espontânea e sincera, ok?
O segundo motivo: o algoritmo do Instagram indica para outras pessoas perfis parecidos com os dela ou com os que ela já segue e interage. Por isso, quando você curte ou comenta em outros perfis de empreendedores, o algoritmo entende que seu conteúdo é parecido com aquele, o que faz com que ele indique o seu perfil para outros usuários.
Leia também: Conquiste clientes com gatilhos mentais poderosos
O engajamento acontece quando um usuário realiza uma ação com um conteúdo que você publicou, seja um clique, um comentário e até uma curtida. Mas para que seus seguidores se interessem pelo seu conteúdo, suas postagens precisam ser relevantes e resolver a dor deles.
Não existe fórmula mágica para aumentar o engajamento, mas gerar conversas é uma das melhores formas para isso. Poste conteúdo relevante para a sua persona, de forma criativa, que estimule conversas verdadeiras. Aproveite as trends e aborde os assuntos do momento. Analise o que deu certo e o que deu errado. De teste em teste, você vai ver o que dá mais certo para o seu caso. Cada caso é um caso.
E lembre-se: de nada adianta posts com artes maravilhosas se o conteúdo não for bom.
Uma boa estratégia é criar enquetes nos stories para descobrir o que seus seguidores querem falar com você.
Você não precisa, obrigatoriamente, postar sua vida pessoal no seu perfil profissional. Mas lembre-se que você é uma pessoa e sua vida está inteiramente interligada. Você tem seus princípios, valores, gostos, hobbies, estilo de vida… e tudo isso se reflete na sua imagem profissional.
Hoje em dia, as pessoas estão cansadas de marcas superficiais que só querem vender. É por isso que as marcas com os maiores engajamentos são as que são humanizadas.
Mas você não precisa expor totalmente sua vida pessoal nas redes profissionais (e nem deve). Sua profissão influencia diretamente se você deve ou não separar o perfil pessoal do profissional.
Se você for um profissional autônomo terá mais liberdade para mesclar vida pessoal e profissional. Se for uma marca empresarial, a estratégia é outra, como aparecer mais nos stories, gravar vídeos para sua empresa, mostrar bastidores, fotografias que façam sentido, depoimentos dos clientes etc.
Oficialmente, o Instagram permite que se tenha somente um link na bio. Mas existem plataformas que permitem que você mude isso.
Essas plataformas não são oficiais do Instagram, mas são confiáveis. Muitos famosos e empresas utilizam. O que muda, na verdade, não é a quantidade de links que podem ficar na sua bio, mas sim a quantidade de possibilidades dentro de um mesmo link.
Ou seja, ao invés de ser redirecionado para um endereço específico, ao clicar no link você terá à sua disposição um ambiente com vários outros links. Isso é muito estratégico para o seu negócio, pois permite que você adicione links como: contato pelo WhatsApp, contato por e-mail, endereço, ler as últimas matérias do blog ou qualquer outro link que você considere importante.
A plataforma mais utilizada é o linktr.ee, mas existem outras opções, como biolinky.co, lnky.in, apptuts.bio, campsite.bio, linkr.in etc.
Recentemente, o Instagram liberou a função Collab, que permite criar publicações em colaboração com outra pessoa. Nesta função, as fotos, vídeos ou Reels são exibidos para os seguidores das duas contas simultaneamente, permanecendo em ambos os feeds, mesclando o mesmo número de curtidas, visualizações e comentários.
Para acessar a ferramenta, você precisa ter um perfil comercial ou de criador de conteúdo. No momento de criação do post, basta enviar um convite para que a outra pessoa se torne coautora da publicação. O segundo perfil pode aceitar ou recusar.
E aí, tem mais alguma dúvida sobre o uso do Instagram? Se você quer utilizar as redes sociais para alavancar as vendas do seu negócio, conte com as estratégias digitais da BRZ Content. Entre em contato e conheça nossas soluções!
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