Parceria de negócios: 5 estratégias de sucesso para sua empresa
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Quando falamos em assessoria de imprensa, o que vem à sua cabeça? Oportunidades de aparecer na televisão? Dar entrevistas? Sair na mídia? Ter alguém para gerenciar a sua imagem?
Sim, todos esses termos estão relacionados ao trabalho de Assessoria de Imprensa. O que poucos sabem é que esse ramo do trabalho de Comunicação é feito de maneira espontânea, com aparições na mídia de maneira gratuita. O trabalho é feito normalmente por jornalistas ou relações públicas e consiste em oferecer pautas aos veículos de comunicação, que possuam interesse público e que tragam um diferencial para o público-alvo envolvido. Esse trabalho envolve estratégia, domínio da pauta, preparação do seu entrevistado/cliente e claro, habilidades sociais e bom relacionamento com jornalistas.
Existem muitas dúvidas sobre como funciona o trabalho de assessoria; separamos algumas perguntas e respostas mais frequentes, que podem ajudá-lo a entender melhor o servico para contratá-lo de maneira assertiva. Vamos lá.
1) Dei entrevista, mas a matéria não foi ao ar. O que aconteceu?
Em 20 anos de carreira, já ouvi muitas vezes esta pergunta. As pessoas me falam: uma vez dei entrevistas, mas eles acabaram não transmitindo, por que será? Nas redações de jornalismo, os editores e chefes de redação dão prioridade para assuntos quentes, ou seja, para o factual. Se você foi chamado para uma gravação sobre uma pauta específica, por exemplo, como reduzir contas domésticas, esta pauta pode ficar guardada ou, como dizemos no jargão jornalístico, pode ir “para a gaveta.”
As pautas quentes estão ligadas a eventos que estão acontecendo hoje, uma decisão política, um acidente de carro, um assalto a banco. Estas pautas factuais não podem ser guardadas para o dia seguinte, derrubando os assuntos mais frios. Se você tem um assessor, ele pode te ajudar a encontrar pautas quentes ou até a manter um relacionamento presente com a redação, para que a sua entrevista não fique esquecida na gaveta.
2) Por que Assessoria de Imprensa dá muito resultado? Este serviço continua sendo válido em tempos de mídias digitais?
Aparecer em mídias tradicionais como TV Globo, Rádios CBN e Jovem Pan, portais de Internet como Estadão, OGLOBO e G1 têm um valor praticamente incalculável: além de ter uma equivalência comercial para a marca, ela aumenta o valor, gerando credibilidade. Em tempos de marketing digital, acredito que este serviço tenha ganhado ainda mais importância. Quando um cliente nosso aparece em uma mídia tradicional, esta matéria entra também nos canais digitais do veículo. Isso sem contar que as fotos de making off e a própria matéria que foi transmitida na TV podem ser intensamente divulgadas como posts. Nós postamos a matéria no site do cliente e também fazemos anúncios, amplificando a oportunidade de mídia espontânea. Isso gera alcance em visitas ao site da empresa, por exemplo, podendo converter leads e vendas.
3) O que o jornalista vai me perguntar? Posso saber antes? O assessor pode dar um treinamento?
A importância da intermediação do assessor está exatamente em preparar uma pré-pauta, ou seja, uma previsão de como será a entrevista, o que será dito e as outras pessoas que serão entrevistadas naquela pauta. Mas é importante você saber também que, com frequência, o repórter muda as perguntas. É bom que você domine o assunto de fato. O repórter nem sempre é aquele que produz a matéria. O produtor, que fica na redação, pode criar a pauta, listar as perguntas e passar para o repórter. Se no momento da entrevista, o repórter tiver outras dúvidas, ele pode mudar o roteiro.
Quando a entrevista é gravada, o assessor pode interromper, caso sua resposta não fique boa, pedindo que o repórter refaça a pergunta. Já nas entrevistas ao vivo, isso não é possível. Portanto, por via das dúvidas, faça seu media training e esteja preparado para o dia da grande oportunidade.
4) Quais são as funções do assessor de imprensa na era digital?
Nas mídias sociais: conquista inserção espontânea em portais de internet, conecta sua marca a influencers, promovendo “lives” e gerando oportunidades de participação em importantes canais (Instagram, Linkedin e Podcasts).
Nas mídias próprias: produz conteúdos estratégicos para seu blog e Youtube, atraindo a atenção do público e de jornalistas, gerando relevância para seus canais no Google.
Na cobertura de eventos: transforma sua participação em uma verdadeira notícia, projetando seu evento em todos os canais de mídia.
Nos bastidores: treina você para ter bom desempenho em entrevistas, organizando seu discurso e melhorando sua imagem (media training).
Na gestão de crise: atua de forma estratégica para evitar danos à marca, em casos de ocorrências negativas.
5) Qual é a diferença entre anúncio e mídia espontânea?
Muita gente me diz assim: fiz um anúncio, mas não tive resultado esperado. O anúncio pago, como o próprio nome sugere, demanda um investimento alto para que sua marca esteja em destaque por um determinado período de tempo.
Já a mídia espontânea é quando você, seu produto ou sua empresa aparecem em uma matéria jornalística de TV, Rádio, impressos e canais da internet, sem custo algum para o veículo. Com a mídia espontânea você e sua marca ganham credibilidade, tornam-se referência e permanecem em destaque nas mídias on-line por muitos anos. E isso sem pagar nada ao veículo de imprensa.
6) Dei entrevista, mas minha fala saiu distorcida, o que fazer?
Quando eu me apresento para as pessoas e digo que sou especialista em assessoria de imprensa, as pessoas lembram de fatos inusitados e dizem: uma vez dei uma entrevista, mas minha fala saiu distorcida.
As entrevistas passam por edição. No caso das TVs, isso é muito comum acontecer, principalmente porque as matérias que vão para telejornais têm um tempo muito reduzido, de aproximadamente 30 segundos. Para evitar que isso aconteça, é importante ter respostas estratégicas na ponta da língua, respostas curtas e diretas, para você passar seu recado de forma objetiva, em pouco tempo. Treine seu pitch; ou seja, apresentação verbal curta e direta, com a intenção de despertar o interesse e vender uma ideia.
7) A Assessoria de Imprensa recebe dinheiro dos veículos de mídia para divulgar empresas?
Esta é uma dúvida muito comum. E é importante falar sobre isso, porque muitos clientes de assessoria não entendem como isso funciona e acabam, às vezes, sendo antiéticos na construção de relacionamento com assessores e jornalistas.
A resposta para esta pergunta é não. Dentro da ética da profissão, os veículos de imprensa não podem ser pagos por empresas para dar uma matéria. Por isso, é importante respeitar o trabalho do assessor e não atravessar os caminhos. Se você vai contratar um assessor, contrate um assessor em quem você confia e quem você queira, de fato, que faça este trabalho de intermediação para você.
Agora, não podemos nos esquecer das amizades. É verdade que profissionais que trabalham em TV podem te ajudar com uma inserção, mas em geral eles são pautados pela importância do que você quer tratar para fazerem a indicação da pauta.
8) Como me preparar para uma entrevista no dia da gravação?
Você sabia que executivos e influenciadores que dão boas entrevistas são treinados para isso? Então, estamos aqui para te ajudar com algumas dicas:
- Tenha clareza e objetividade para falar sobre a marca que você representa;
– Responda às 10 principais perguntas que as pessoas geralmente te fazem sobre o tema;
– Liste as 10 coisas mais importantes que todo mundo deve saber sobre sua área e treine a explicação de cada uma delas;
- Defina seus objetivos a cada entrevista e prepare um discurso coerente e estratégico;
– Informe-se sobre o jornalista que irá te entrevistar, consultando sua página no LinkedIn e assistindo a programas anteriores;
- Solicite a pauta com antecedência à produção do programa;
- Pergunte se haverá outro entrevistado na mesma matéria que você e procure saber sobre o que ele vai falar;
9) Em quanto tempo terei retorno com Assessoria de Imprensa?
Se você tiver uma notícia muito impactante para divulgar, é possível que você consiga resultados imediatos, porque os jornalistas procuram novidades, descobertas e histórias inéditas. Sem isso, o tempo de retorno pode variar muito. Em alguns casos, conseguimos resultados logo nos primeiros meses, mas não crie expectativas muito altas no início.
Com a assessoria de imprensa, você vai definir objetivos, pautas e estudar o noticiário. Nem todo negócio precisa de destaque em programas nacionais para alcançar o público certo. O assessor vai te ajudar a encontrar abordagens interessantes e mídias de grande audiência dentro de seu segmento. Pode ser que você comece saindo em matérias de portais, rádios, revistas e, com o tempo, consiga mídias maiores. Hoje em dia, há canais com mais audiência do que um programa de uma grande emissora de TV.
10) Assessoria de Imprensa trabalha com metas? Posso escolher as revistas e TVs em que eu quero que minha empresa apareça?
Isso não é muito comum no mercado, mas podemos sim trabalhar com metas. Como a mídia é espontânea, ou seja, não é paga e por isso mesmo tem mais credibilidade, não podemos ter 100% de garantia. Entretanto, quando existe uma equipe focada, dedicada a mergulhar no entendimento do seu negócio, da sua especialidade e criar diversas pautas para ampliar suas chances de inserção, é possível estabelecer metas para um trabalho mais focado nos veículos de seu interesse. Evidentemente que isso envolve uma boa estratégia e um time operacional especializado.
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Por Leticia Maciel, jornalista e assessora de imprensa, pós-graduada em marketing digital.
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